sexta-feira, 29 de novembro de 2013




Olá a todos os leitores do Por Que Não Creio. Há algum tempo cessei as postagens e resolvi escrever essa para esclarecer o motivo.

Primeiro, duas editoras se interessaram em juntar todos os artigos, revisá-los, editá-los para transformá-los em livro. Um dos requisitos foi, obviamente, não jogar os textos online. Embora esteja na fase de negociação, decidi abraçar esse projeto porque terá um alcance muito maior do que esse singelo blog. Não quero, também, que o capitalismo impeça as pessoas de obterem conhecimento desse assunto, portanto, o valor do livro, ou livros, será bem em conta, deixei isso bem claro.

Segundo, acredito que o conhecimento deve ser, por natureza, democratizado, dessa forma, ainda colocarei artigos resumidos sobre diversos assuntos, para que muitos possam se beneficiar do conhecimento crítico. Não obstante, esses artigos não serão mais aqui postados. Irei iniciar um outro blog, diria, mais “profissional”, com domínio registrado, um template mais atrativo, pois irei anunciar dentro do livro esse novo endereço.

Agradeço a todos pelas visitas, pelos comentários, pelo encorajamento, em especial Leandro e Nícolas que sempre me animaram com suas respectivas participações.

Abraço e felicitações de fim de ano à todos!


11 comentários:

  1. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde isso aconteceria! O nível de suas postagens é profissional, logo, esse blog com o tempo ficaria pequeno para seu talento. Emociono-me contribuindo com mais um tijolo na construção de sua estrada. Apenas peço que nos mantenha informado dos livros que lançarás e o novo blog.
    Abraço.
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg mais uma vez pelas palavras Leandro, pode ter certeza que você tem uma parcela grande nisso, porque sempre fui muito encorajado pelas suas participações e instruído pelas suas sugestões.

      Pode ter certeza que manterei sim... irei anunciar tudo por aqui mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Quando o livro estiver pronto, me mando o valor e a loja onde comprar.
    Meu email é esse wellingtonandradec@gmail.com.
    Que vc consiga o seu objetivo, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divulgarei tudo por aqui mesmo, assim que tiver as informações deixarei visível no blog. Muito obg pela visita e o incentivo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Eduardo, uma dúvida.
    Em Mateus 15:24, Jesus diz que veio apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel(o que faz referência quando ele diz que tem ovelhas em outros apriscos, acho), mas em Atos 11, os Apóstolos insinuam que Deus "abriu as portas" para os Gentios também. Atos foi escrito por Lucas mesmo? Ou pelos pais da Igreja, sendo um acréscimo? Tem alguma parte onde Jesus fala DIRETAMENTE que é para incluir os gentios no Reino de Deus? Ou já estamos tão condicionados a ler pensando no contexto da salvação criada pela ICAR que não entendemos o texto?
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro..

      No livro Forgery, Bart D. Ehrman mostra que Atos é uma falsificação posterior. Alguém tentou imitar a escrita do terceiro evangelho para que o livro recebesse a mesma importância autoral de Lucas. Os evangelhos são ponderações teológicas de no mínimo 5 décadas depois da morte de Jesus. Como os judeus nunca deram muita atenção ao cristianismo, Paulo conseguiu ampla aceitação entre os gentios, justamente por causa das similaridades filosóficas entre sua Cristologia e as religiões do império.
      Como foram os gentios que acolheram o evangelho e não os judeus, então os líderes da igreja construíram um Jesus literário-teológico que já havia “previsto” essa rejeição. Nem os evangelhos, nem muito menos Atos, refletem o Jesus histórico, mas sim as ponderações teológicas posteriores. Quando o NT foi concluído, a Igreja havia então criado UMA IMAGEM de Jesus... algo parecido ocorreu com a destruição do tempo. Os evangelhos registram como se Jesus tivesse predito essa destruição, onde na verdade eles colocaram na boca dele o capítulo escatológico (e.g. Mt. 24)
      Jesus era judeu, e como todo messias antes e depois dele, havia um forte apelo nacionalista. Atualmente é indiscutível que apenas cerca de 19% dos evangelhos retoma a pessoa de Jesus de Nazaré o restante são ponderações teológicas posteriores dos líderes da Igreja.

      Excluir
    2. Ok. Agradeço pela resposta e desculpe tomar o tempo de dedicação aos seus livros que por sinal, avise quando lançar, já tens um cliente aqui!
      Leandro

      Excluir
    3. De nada Leandro... é sempre um prazer, eu que peço desculpas por não ser mais detalhado na resposta, mas espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Ajudou sim. Quanto àquela parte das ovelhas em outros apriscos, era sobre as tribos de Israel que se espalharam, não era?
      Leandro

      Excluir
  4. "Irei iniciar um outro blog, diria, mais “profissional”, com domínio registrado, um template mais atrativo, pois irei anunciar dentro do livro esse novo endereço."
    Já fez esse blog, qual link por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "pois irei anunciar dentro do livro esse novo endereço...", como o livro ainda não saiu, o blog também não. Eu já terminei o livro e está na fase de revisão na editora. Irei anunciar tudo através deste blog e da página no facebook.

      Excluir

Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

Comentarios Recentes

Compartilhe este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Search Our Site