domingo, 19 de maio de 2013

Depois de receber alguns comentários aqui no Por Que Não Creio decidi escrever um artigo para falar sobre minhas respostas para determinados comentários de alguns anônimos. Anteriormente eu escrevi dois artigos: Critérios para Aprovar Comentários e Objetivo e Natureza dos Artigos que ajudam a esclarecer a questão.

A primeira coisa que gostaria de falar sobre meus comentários em resposta para algumas pessoas, em especial os fundamentalistas religiosos: Não vou pegar leve!

Se você não gosta do blog, se você acha que eu sou burro e tantos outros adjetivos depreciativos dos quais já fui chamado aqui, faça-me, bem como a si mesmo, um favor: visite outro blog! Eu não criei esse blog para agradar A ou B, o fiz como um diário onde registro os motivos pelos quais EU deixei de acreditar no Cristianismo, e não por que você não deve crer.

Eu não sou o mítico Jó, muito menos Jesus para ser 24 hrs por dia manso com pessoas raivosas. Minhas respostas aos seus comentários serão respostas sinceras e referenciais, mas terão a mesma emoção que a sua: Se você deixar um comentário apenas para me ofender, saiba que você também sairá ofendido.

Quero criar um espaço para a divulgação de conhecimento, e não um campo de batalha onde ninguém tem respeito por ninguém, como vemos em sites de ateus vs crentes por ai, onde os ateus parecem tão religiosos quanto os crentes.

Esse blog é um espaço dedicado para ambos os lados, eu já permiti vários comentários de pessoas que argumentaram de forma apropriada, mas se alguém vem até aqui e apenas me ofende, pode ter certeza que ouvirá algo desagradável.

Não quero babação de ninguém, tanto quanto não quero ofensa, esse blog não é sobre mim, não se relaciona com minha pessoa, mas com um conhecimento que interessa a muitos. Quero divulgar conhecimento, quero ver comentários que espraiam ideias, que contribuem para ampliar os horizontes de alguém; se alguém entra, posta um comentário apenas me difamando, irei responder à altura, como pode ser visto em um comentário que acabei de receber no artigo Jó 26:7 - Ensina que a Terra é Suspensa Sobre o Nada?um comentário que, embora não tenha sido ofensivo, foi sarcástico com o único objetivo de ridicularizar meu trabalho, ao invés de trazer informação:

É como eu sempre digo, "Para os leigos, mesmo errado, um sábio sempre estará certo" De fato, todo esse raciocino acima, somente prova que o modelo compreensível do universo na época de Jó é bem diferente do modelo atual .Mas como é o modelo real???? O que nós sabemos é que a Terra gravita no espaço, sem nada "visível" que a sustente, vc acha o que? que Deus ia falar para jó sobre a matéria escura, sobre os bósons, quarks, férmions, buraco negro??? Como é que seria buraco negro em aramaico?? rsrsrs o que não garante que a Terra está suspensa sobre um mar? Um mar de matéria escura. Visto que essa matéria escura forma a maior parte da matéria do universo. Pensando bem, se vc quisesse invalidar a autoria divina da bíblia, poderia ter usado os argumentos da cronologia geológica, evolução, seria até mais convincente, mas até parece que tu quer atacar alguém, será os TJs??? Visto toda tua imparcialidade, torna difícil de dar credito a isso ai, prefiro ler os livros de Stephen Hawking, o cara é ateu mas é bem mais convincente.

Minha reposta não foi ofensiva, mas foi tão sarcástica quanto, mas ao mesmo tempo busquei contra-argumentar as questões por ele levantadas:

Interessante que você falou, falou mais não usou nenhum argumento para provar que o que escrevi acima está errado... creio que isso ocorreu por um motivo muito simples: Não deve ter nenhum conhecimento linguístico dos idiomas originais da Bíblia, dessa forma, o que vai argumentar? Vai ficar feito os crentolas que entram aqui e só me chamam de burro, jumento, etc... ficam todos nervosinhos quando se veem diante de um texto assim e não sabem o que falar.

“que Deus ia falar para jó sobre a matéria escura, sobre os bósons, quarks, férmions, buraco negro???”

Acho engraçado que quando eu era como você, cristão fundamentalista que se achava o detentor de todo conhecimento do mundo, também pensei isso, que Deus não iria poder revelar essas coisas... mas é engraçado que quando se trata de profecias bíblicas Deus fala do futuro, mas quando se trata da ciência, Deus é mudo, rsrsrsrs...

Além disso, para a vossa pseudo intelectualidade, que acha que vai me impressionar por mencionar Stephen Hawking, e algumas outras coisas como geologia, cronologia, como se conseguisse entender bem desses assuntos, podemos expressar “buraco negro” não apenas em aramaico - nem sei porque você usou "aramaico", uma vez que 99,7% do Antigo Testamento está em hebraico - mas em qualquer outro idioma, inclusive grego. Quer que eu te ensine, me seria um prazer dizer “buraco negro” nessas línguas, só assim aprenderias alguma coisa de valor pra sua vida.

“mas até parece que tu quer atacar alguém, será os TJs???”

Para alguém que quer transparecer intelectualidade e desacreditar meu artigo, embora não tenha qualquer formação na área, mais provavelmente apenas um leitor anônimo que se esconde atrás da própria ignorância, aprenda a escrever primeiro. Concordância verbal "serão" e o artigo não pode ser "os" porque a contração TJ se refere às Testemunhas de Jeová, substantivo feminino, o correto sendo "as" TJs.

"poderia ter usado os argumentos da cronologia geológica, evolução, seria até mais convincente..."

Você não acha que eu tenho mais o que fazer na vida do que querer lhe convencer de algo? Até hoje eu nem sabia que você existia e vivi muito bem sem esse conhecimento e creio que o mesmo continuará a ser. Para mim, realmente, tanto faz no que você acredita, Zeus, Odin, Tammuz, Jesus, Javé, o problema é todo seu.

Tu realmente lê Stephen Hawking? Nossa, me deixou impressionado, você é mesmo um intelectual!

Do mesmo jeito que assim respondi, também houve comentários diferentes no artigo Por Que Existem Quatro Evangelhos?:

Artigo coerente e bem embasado. Os fundamentos aqui apresentados são amplamente sólidos! Parabéns! Deus abençoe sua vida a cada dia mais! Aguardo sua visita no meu blog:
www.cleniomendes-pvh.blogspot.com

Esta É A Palavra Viva Da Fé que Pregamos

Da qual respondi:
Olá amado... muito obg pelas palavras, bem como a visita. Seja muito bem-vindo ao blog.

Perceba que apesar desse último leitor lê um artigo que compara a sua própria crença à uma mitologia, o mesmo não me ofendeu e mesmo assim continua a crer em seu sistema de crença. Uma pessoa assim conquista meu respeito. Mesmo você não concordando com algo, você PODE SIM respeitar a pessoa. Muitos amigos e pessoas da minha família são cristãs, são religiosas e mesmo assim nos respeitamos; não vejo por quais motivos alguém tem que entrar aqui apenas para desacreditar meus artigos sem mesmo ter base do assunto e só me ofender.

Quando digo que “não sei os motivos”, posso dizer que, no fundo, eu os imagino. Quando eu era fundamentalista, crendo que a Bíblia era a única verdade universal, não admitia, nem de longe, que alguém desmentisse as Escrituras. No entanto, houve momento que eu realmente não sabia o que dizer para um crítico e isso me deixava muito zangado, pelo simples fato de que “um incrédulo não pode estar mais certo do que minha fé, DO QUE O PRÓPRIO DEUS E SUA PALAVRA.” Nada pode enfurecer mais um crente do que vê sua fé ser atacada e não ter argumentos contra.

Para os fundamentalistas, um recado: Quando desejar me ofender por meio de comentários sarcásticos, a sequência será sempre a mesma: Irei ler, irei RIR e só depois irei deletar.

Veja o título do blog: Por Que Não Creio. Ao entrar aqui logo imaginará que muito provavelmente verás coisas das quais não irás concordar e gostar. Ao invés de se irritar e sair me ofendendo por ai, feche a página e procure algum site cristão onde poderás ouvir aquilo que você quer ouvir, inclusive esse absurdo de que a Bíblia se harmoniza com a Ciência moderna.

5 comentários:

  1. Olá Caro blogueiro

    Se um dos seus principais argumentos é descaracterizar os evangelhos devido a CRER que eles só foram escritos, concebidos a partir do século II - saiba que o "seu des-evangelho" só foi concebido, escrito no século XX/XXI - portanto, longe, muito longe da época de outrora, sendo completamente incapaz de comprovar os fatos que se passaram neste mundo a 2 mil anos.
    Eu acredito que toda pessoa tem o direito de discordar e de descrer quando aos fatos históricos do passado - devido a não ter podido - pois sequer nossos tatataravós existiam, quanto mais nós - porém, seria muita petulância do ser humano querer após 20 séculos provar que tal evento, tal história não ocorreu - porque simplesmente os de hoje podem provar o que se passou neste mundo dos homens.
    Assim sendo: qualquer escrito - digo qualquer escrito, do passado, que algum ser humano o escrevesse, relatando acontecimentos históricos - pode muito bem, ser por nós ignorado, descrido - mas quem somos nós p/ querer provar que não seja verdade ?
    Ora, que petulância - pois se vivêssemos no passado, em qualquer lugar do planeta - não poderíamos desmentir o que se passou na Judéia - por não termos estado lá, imagina só a dois mil anos depois???

    E para sua ciência: os evangelhos todos, todos foram escritos ainda no século I da Era cristã; e não foi 20 anos, ou 30 ou 40 e até mesmo 50 ou 60 anos depois da crucificação.
    Não!
    Foram escritos bem no início do cristianismo - devido a ordem de Cristo aos seus discípulos, ordem expressa de se pregar o Seu evangelho a toda a criatura, começando-se por Jerusalém.
    E uma grande prova escriturística deste fato cumprido - é que os evangelhos de Mateus e Marcos - que descrevem em pormenores a crucificação e a agonia de Cristo e também os dois ladrões crucificados a seu lado - eles, na hora da composição da sua narração, não sabiam (e ainda não tinham a ciência do episódio do arrependimento de um dos ladrões na cruz) por isso mesmo - por não terem tido o conhecimento em momento da concepção de sua escrita, sobre o episódio do ladrão que se arrependeu na cruz - por isso mesmo o evangelho deles (Mateus e Marcos) o omitem, pois não souberam do fato ocorrido entre eles na data da escrita.
    Em contrapartida: qualquer evangelho que fosse escrito no século II já saberia pormenorizadamente de todos os fatos que já estavam circulando com respeito a fé, sejam eles, escritos ou apenas somente falados oralmente.
    Bom, mas você tem o direito de duvidar e não crer.
    Contudo, isso não faz você ser verdadeiro em nada do que escreve, pois todos nós homens, somos falhos, e n vezes não sabemos o que dizemos...
    Aliás, se você se julga ser muito sábio, e muito informado, saibamos que nós homens que nascemos hoje, não saberíamos nem mesmo os fatos ocorridos no mundo no dia do nosso nascimento, se as pessoas de época não nos notificasse; e tampouco saberíamos, sequer nosso nome, se nossos pais não nos dissesse.
    Assim sendo, como queres tu pôr abaixo dezenas de milhares de escritos do Novo Testamento de Cristo que estão espalhados pelo mundo por dois milênios...?
    Saiba que na história também há relatos de mártires no império romano, quando cristãos e mais cristãos se negaram a apostatar da fé em Cristo, preferindo a morte nas arenas por leões e touros, e nas cruzes por se negar perder a fé em Cristo - e você não pode negar também que isto não tenha ocorrido na história da humanidade....
    Um abraço...
    e... nem tudo o que você acredite que seja, é; e também nem tudo o que você desacredite que não seja, não o é...
    Jefté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefté, seja bem vindo ao blog. Sei que ler meu blog é algo que ofende grandemente o orgulho cristão, aquele orgulho de que são os únicos certos, que Jesus é o único caminho, a única verdade, o único tudo, e no final, o petulante sou eu. Sei que provavelmente você nem vai voltar para ver minhas palavras, mas vamos lá:

      “Mas quem somos nós p/ querer provar que não seja verdade?”

      R.: Somos seres humanos buscando nos certificar se algo é verdade ou não, é algo do nosso direito, tanto quanto era do direito de Paulo querer provar que o judaísmo não era mais o caminho verdadeiro.

      “Ora, que petulância - pois se vivêssemos no passado, em qualquer lugar do planeta - não poderíamos desmentir o que se passou na Judéia - por não termos estado lá, imagina só a dois mil anos depois???”

      R.: Desculpa, mas seu argumento é ridículo. Se querer saber o passado é petulância, vamos agora trancar todos os cursos de história porque é impossível saber o que ocorreu a dois mil anos atrás, ou coisa mais antiga, como no Egito antigo. Vamos fazer tudo isso porque vocês cristãos ficam magoadozinhos por verem suas crenças sendo questionadas.

      “E para sua ciência: os evangelhos todos, todos foram escritos ainda no século I da Era cristã; e não foi 20 anos, ou 30 ou 40 e até mesmo 50 ou 60 anos depois da crucificação”.

      R.: Onde estão as provas? Onde estão os argumentos? Não confunda afirmação com argumentação, você afirmou algo mas não provou nada. Sua afirmação prova quão pobre é seu conhecimento de teologia, quando até escritores evangélicos conservadores dizem que os evangelhos vieram no final do primeiro século ou início do segundo. (Wycliffe Bible Dictionary, Anchor Bible Dictionary, O Cânon as Escrituras de F.F Bruce)

      “Contudo, isso não faz você ser verdadeiro em nada do que escreve, pois todos nós homens, somos falhos, e n vezes não sabemos o que dizemos...”

      R.: O mesmo digo para você. Nada do que você disse significa que é verdade, até porque metade do que escreveu foi me acusando de arrogância e a outra metade argumento sem fundamento. Eu sou falho, você é falho, todo mundo é falho, agora, portanto, acho que a verdade nem mais existe.

      “Aliás, se você se julga ser muito sábio, e muito informado, saibamos que nós homens que nascemos hoje, não saberíamos nem mesmo os fatos ocorridos no mundo no dia do nosso nascimento, se as pessoas de época não nos notificasse; e tampouco saberíamos, sequer nosso nome, se nossos pais não nos dissesse”.

      R.: Ok então Pedro Alves Cabral não descobriu o Brasil porque eu não estava lá para ver. Realmente seu argumento é poderoso! Onde fica sua Igreja? Preciso me converter urgentemente. ^^

      “e... nem tudo o que você acredite que seja, é; e também nem tudo o que você desacredite que não seja, não o é...”

      R.: Verdade, e isso se encaixa perfeitamente com você, sua Bíblia e sua fé.

      Até a próxima.

      Excluir
  2. mas também tenho colhido dia após dia consequências do pecado que nao pude resistir pois após os vinte e dois anos até os vinte e nove anos me deitei com mais de trinta mulheres e embora o amor e a bênção me alcançou pois a bíblia esta certa em dizer que Deus é amor, sinto uns problemas de fungos que as vezes me faz sentir dor fina e tenho controlado com medicamentos para não transmitir aos meus bebes, contrai esses fungos por contato sexual fora do tempo. Então de fato acredito que seu texto está correto, mas os textos bíblicos caro e estimado amigo foram preservados até nossos dias em vazos de barro. Muitos desejaram destruir os textos bíblicos mas não poderiam pois trariam um equilíbrio a vida de muitos filhos de Deus como eu que embora tenha errado mas aquelas palavras da biblia me fizeram freiar meus desejos de forma que nao pratiquei o mal que poderia ter praticado pois o sangue de Jesus me libertou do meu próprio desejo no momento que me casei pois me dediquei a minha amada e me preservou de não desagradar a Deus com coisas mais terríveis do que as que pratiquei pois estive com mulheres e acredito que o pecado é mais repulsivo aos olhos do Altíssimo quando seus filhos se deitam com animais como foi o caso de Sodoma e Gomorra. Penso em Deus um dia dizendo pra mim: Filho querido, eu com a minha palavra te faria sempre um homen puro mas seu desejo falou mais alto e você errou muitas vezes mas eu estava lá com você, eu te amei todos os dias de sua vida, seu pecado fazia separação entre nós mas você se casou e me deixou tranquilo pois tinha medo de te perder; passar por provas se faz necessário pois somente há Vitória ao passar pela guerra e o mal que se intalou no universo trouxe a espada mas o meu Amor e meu sacrifício te purifica de todo pecado e te trouxe aos meus braços nesse dia que se chama Hoje.
    Caro autor, a bíblia diz que muitos buscam ser demasiadamente justos pra sua própria perda, e de fato existem muitos exageros concernentes as religiões porém lhe digo com todo carinho hoje: não perca o melhor de tudo. Pra Jesus o melhor de tudo é seu Pai, e a bíblia nos ensina a beijar o Filho pra que não se ire. Pra nós o Filho de Deus Jesus é nosso melhor, nossa esperança, nossa vida, nossa salvação. Ele é o Messias, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não perca o seu melhor. Ele te ama. Não deixe as letras tirar o foco do que é mais é importante: seu Pai celestial é o importante pra você e sei que você o ama também entao seja apenas cuidadoso no que você vai fazer com sua namorada porque tudo é lícito disse o apóstolo Paulo, mas nem tudo nos convém. Sejamos cuidadosos sobre os escândalos pois Ai daquele por onde vem o escândalo. Que nossas palavras e ações sejam fundamentadas em conhecimento como o Sr autor do blog exprime sempre, com muito amor pois quem ama conhece a Deus pois Deus é amor.

    ResponderExcluir
  3. Ele te ama. Não deixe as letras tirar o foco do que é mais é importante: seu Pai celestial é o importante pra você e sei que você o ama também entao seja apenas cuidadoso no que você vai fazer com sua namorada porque tudo é lícito disse o apóstolo Paulo, mas nem tudo nos convém. Sejamos cuidadosos sobre os escândalos pois Ai daquele por onde vem o escândalo. Que nossas palavras e ações sejam fundamentadas em conhecimento como o Sr autor do blog exprime sempre, com muito amor pois quem ama conhece a Deus pois Deus é amor. A fé é a certeza de coisas que não se vêem. Pela fe eu me afastei de relações sexuais antes do casamento e era feliz mas como sofri depois que me esqueci daquilo que a bíblia apontava seja la o que fosse: fornicacao, relações sexuais ilícitas, porneia, etc eu somente sei que fui vítima de uma mulher terrível que disse que tinha engravidado de mim mas no final era golpe da barriga, sofri contaminação por esses fungos e fui abençoado por não ter contraído coisa pior pois a camisinha estourava e eu me expuz até a morte. Seja la qual for sua religião caro amigo agradeça a Deus por mim também por que eu fui preservado e quero o mesmo a cada irmão aqui que busca fazer bom uso das palavras de Deus pra trilhar um caminho de paz e lutas e vitórias cujo final trará uma recompensa real e uma que se espera pela fé somente mas que sei que chegará pois recebemos cem vezes bênçãos aqui e por fim a vida Eterna. Todo que crê no Filho de Deus tem a vida Eterna.
    Se meu filho me perguntar sobre como ele deve agir direi: Creia meu filho em Deus Pai e beije o filho de Deus que foi enviado ao mundo pelos pecados da humanidade, se agires bem não é certo que você será aceito? Mas se agires mal o pecado está a porta mas a Ti Cumpre domina lo. (Palavras de Genesis)
    Sou tão ignorante que nao saberia argumentar tantas coisas incríveis que você achou mas concordei pois não precisa de tanto arbitrarismo dentro das igrejas mas se permitir vinho dentro das igrejas muitos seriam vitimas de tal permissao pois muitos nao entendem o que significa equilibrio , as pessoas precisam de Deus em sua essência, de seu profundo amor, precisam compreender que o fruto Verde tem seu tempo firmado no mundo (no mal) mas o fruto maduro se faz agradável, prazeroso, bom, maravilhoso, pois Deus nos da no tempo certo o fruto maduro pra nosso deleite, felicidade e prazer. Minha esposa é minja bencao , meu fruto maduro dado por Deus e que todos busquem receber esse bem tambem pois diz na Palavra quem acha uma esposa encontra o bem. A todos os leitores digo se esvaziem do seu eu. Busquem o fruto que vem no tempo de Deus, orem pra que alcancem de Deus o bem, se não alcançarem como planejaram e comerem do fruto maduro entao orem pra que Deus os alcance através de Jesus pois Ele conserta o que está torto. Ele e o Pai São um, somente Ele é digno de louvor pois tudo faz no tempo certo ensinando aos seus filhos que a Ele pertence a sabedoria a honra e a glória.
    Pra finaizar: você espírita, budista, cristão, TJs, católicos etc : olhem pra si e vejam quantas coisas precisam se consertar, quantos erros cometidos e quantas consequências assustadoras, olhem como é difícil ver quem você ama sofrer e busquem dar seu melhor por quem você ama, por você mesmo, mas se acheguem ao Altíssimo que criou o céu e a terra como você está e rápido porque existe um grande mal nesse mundo e não brinca em serviço. Marchem pela causa do amor. Lutem em favor do bem. Ame seu irmao de verdade e não sejam lobos uns para os outros entao vocês serão chamados filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Deus não irá chamar vos :venha aqui meu servo Adventista, venha aqui meu servo Católico. Ele nos chamará venha aqui benditos(quem pratica o bem,abençoados ) de meu Pai e recebam as explicações de todas as coisas pois Eu Sou é o Deus da explicação e das respostas, Deus do mistério, Deus que age através da fe de seus filhos e recebam a herança de vocês que foi preparada para o vencedor, o que venceu o mal com o amor que Eu plantei dentro dos seus corações e que vocês fizeram germinar e crescer, sementes benditas de salvação plantadas por uma Mão Forte e Salvadora. As mãos de Jesus.
    Desejo ser amigo do autor do blog e deixo meu e-mail se assim também for do seu agrado efraim.iridologo@gmail.com

    ResponderExcluir

Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

Comentarios Recentes

Compartilhe este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Search Our Site