sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Mito de Elias e a Carruagem de Fogo

por Eduardo Galvão

ELIAS, ARREBATADO, CARRUAGEM, MITO

Mesmo leitores casuais da Bíblia já ouviram falar, mesmo que ao meio de uma pregação na Igreja, sobre o profeta Elias e como ele foi arrebatado para o Céu em uma carruagem de fogo. Na verdade, como sempre digo, uma vez que a teologia cristã é uma babel de interpretações, há quem diga que Elias, na verdade, foi arrebatado em um redemoinho (2Reis 2:1a); já outros dizem que foi na carruagem de fogo e que o redemoinho circundava a carruagem de fogo (2Reis 2:11) e assim por diante. Antes de passarmos o assunto, queria ler na íntegra o relato abaixo de 2 Reis 2:1-11:


2 Quando o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porém disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim desceram a Betel. 3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. 4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Jericó. Ele, porém, disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim vieram a Jericó. 5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. 6 E Elias lhe disse: Fica-te aqui, porque o senhor me envia ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. 7 E foram cinqüenta homens dentre os filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe; e eles dois pararam junto ao Jordão. 8 Então Elias tomou a sua capa e, dobrando-a, feriu as águas, as quais se dividiram de uma a outra banda; e passaram ambos a pé enxuto. 9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito. 10 Respondeu Elias: Coisa difícil pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. 11 E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. (João Ferreira de Almeida Atualizada)

Bom, apesar dos religiosos fundamentalistas acreditarem que esse relato é histórico e que um santo homem servo de Javé no passado foi mesmo arrebatado para o Céu em uma carruagem, o que bem sabemos é que grande parte dos relatos do Antigo Testamento são lendas e mitos influenciados pela literatura religiosa dos povos vizinhos e de outras regiões. (Cf. Homens que Subiram aos Céus) Os escritos religiosos Hindus, por exemplo, relatam muitas histórias parecidas – de como homens santos foram levados para o Céu pelos deuses – e impressões em rocha são apresentadas, como se fossem pegadas, que teriam sido feitas quando eles ascenderam para os Céus. (Cf. Child: Prog. Relig. Ideas, vol. 1. p. 6.) Outros mitos possuem os mesmos traços.

De acordo com a mitologia Babilônica, Xisuthrus foi arrebatado, transferido para os Céus. (SMITH, p. 44) A história de Elias ascendendo aos Céus em uma carruagem de fogo também pode ser comparada a carroça de fogo de Ushas que foi usada também como meio de transporte celestial. (GOLDZIHER, p. 128, nota) Essa mesma ideia é também encontrada na mitologia Chinesa. (Cf. Child: Prog. Relig. Ideas, vol. 1. p. 213, 214) Dessa forma, fica claro que não há necessidade de se crer de forma fundamentalista e irredutível que Elias foi arrebatado, uma vez que isso é claramente uma lenda perpetrada por Judeus antigos em seus escritos. Crer nesse registro bíblico como alegoria, como apenas uma narração mítica onde se pode tirar lições para a vida é bem aceitável, porque, de fato, a literatura mitológica tem muita sabedoria. Não obstante, dizer que o arrebatamento de Elias foi fato histórico, que no passado uma carruagem de fogo carregou um profeta de Deus para os Céus, para morar com Ele e que as pessoas que servem hoje a Deus também irão ser arrebatadas no futuro é ir muito além da imaginação.


Bibliografia

João Ferreira de Almeida Atualizada.
GOLDZIHER, Ignác, STEINTHAL, Heymann, Mythology Among the Hebrews and Its Development, Longmans, 1877.
SMITH, George, The Chaldean Account of Genesis, 1876.
WILLIAM, Thomas. Bible Myths and Their Parallels in Other Religions, 1852-1885.

27 comentários:

  1. OK, DE ACORDO COM A BIBLIOGAFRIA DE FULANO , E DE ACORDO COM A BIBLIA ....... EM QUAL VOÇE CRE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a Bibliografia de pessoas de dedicam horas investigando o assunto... mas claro, o ofício do crente é crer... então é mais simples acreditar no que está na Bíblia. Resumindo, fique à vontade para acreditar em tudo que lê na Bíblia, somos filhos de uma nação livre!

      Excluir
  2. Se vc n cre no sobrenatural d Deus vc e hipocrita fariseu,Deus e o Deus do impossivel se ele criou tds as coisas apenas com a sua palavra levar alguem p ceu em uma carruagem d fogo e algo mt insignificante perto d seu infinito poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha de amor cristão! É isso que você anda aprendendo na igreja? Pare e pense que se não crer é hipocrisia, então somos dois hipócritas, porque você também não acredita que Xisuthrus e Ushas foram arrebatados aos céus pelos deuses.

      Excluir
    2. Como é difícil e cansativo falar com "literalistas", não, Eduardo?
      Leandro

      Excluir
    3. sqn tudo mentira! boa parte da Bíblia não passa de mitologia! acorda menino.

      Excluir
  3. 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças. 6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.ao sei disso não. ..porque no seu existe deuses .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo meu filho não há outro deus?? Esse biblia ai na qual vc crer diz que tem outros sim... Tem que ler a biblia amigão...

      Gênesis 1:26
      E disse Deus, deixe-nos o homem à NOSSA ( nossa imagem? Deus estava falando com quem?)
      imagem.

      Gênesis 3:22
      E o Senhor Deus disse: Eis aqui, então o homem se tornou como um de NÓS,( um de nós? Será que era Thor do lado dele?)
      conhecendo o bem eo mal.

      Gênesis 11:7
      Vamos( vamos? como assim vamos?) para baixo, e confundamos ali a sua
      linguagem.

      Êxodo 12:12
      e contra todos os deuses do Egito farei juízos.( Já diz tudo)

      Êxodo 15:11
      Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses? ( opa entre os deuses quem é o mais foda de todos?)

      Conheça a verdade e a verdade te libertará filho hehehe

      Excluir
    2. Oi, Rubai.
      Esse "Nós" que Javé diz, os Judeus e Cristãos afirmar ser plural majestático.Tem quem acate isso!
      E sobre os deuses do Egito, eles dirão que são falsos deuses, pois só existe um, advinha qual?!

      Leandro

      Excluir
    3. Todo mundo é ateu com os Deuses dos outros...

      Excluir
    4. De um certo modo, sim.
      Leandro

      Excluir
  4. como pode alguém não crer em Deus ? se a nossa esperança for só nessa vida , somos os mais miseráveis da terra ou seja como foi feito o primeiro homem do macaco , da teoria big ben não o homem foi feito por Deus a sua imagens e semelhança. e tudo que existe na terra é sombras das celestiais, nada do que foi feito é por acaso ou sorte ou natureza é poder .pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sua opinião,anônimo. Algumas pessoas têm outras. Apenas isso.
      Leandro

      Excluir
  5. Todo mundo é ATEU!! Com os deuses dos outros....

    ResponderExcluir
  6. muito interessante seu comentario Eduardo !!
    entao que vc tem a dizer sobre uma passagem em que Jesus conversando com Moises e EliaS no monte ??
    ,
    obs: envi a resposta para 'in box' nesse endereço:
    https://www.facebook.com/ivanildo.soaresdossantos.3

    ResponderExcluir
  7. Já para Jesus não veio nenhuma carruagem de fogo com cavalos de fogo. Era para ninguém ver que ele tinha ressuscitado? Teve que ascender incógnito. Se virar sozinho nas camadas congelantes e rarefeitas da atmosfera. Não sei para que levar o corpo carnal.

    ResponderExcluir
  8. João 3:13 - NINGUÉM JAMAIS SUBIU AO CÉU, A NÃO SER AQUELE QUE VEIO DO CÉU: O FILHO DO HOMEM. E dessa vez não fui eu quem diz foi o jesus de vocês quem esta dizendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o contexto antes dessa frase e intérprete corretamente e verá que o nosso Jesus não diz a respeito de ninguém nunca ter subido ao céus como você está entendendo no texto.. Fica na paz

      Excluir
  9. Na verdade o anônimo que escreve João já esta na fase de criar o mito de um Jesus divino, ao contrário do Jesus inicial. Então ele nega o que está escrito no A.T. muito claro. Qual a intenção de um grego que não testemunhou nada e inventa um monte de coisas inacreditáveis em sua narração? Nesta fase já se pregava para condenar os judeus por terem matado Jesus.

    ResponderExcluir
  10. Jesus sempre Teve entre nós . Só Por que você Não pode ver que voce nao vai acredita.
    ao Tempos passado jesus disse na cruz.( Pai Por que Me abondonaste). Nesse dia.Deus ja tinha Fechado a Visiculas De contato com a terra e também de Manda Profetas . . Então e assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo aquele que crer em mim, fará maiores obras
      “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.
      E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
      Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
      João 14.14-14
      (como em Mateus 7.7-8; cf. Lucas Lucas 11.9-13 -- "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.")
      .
      Onde estava Ele quando os terroristas do grupo jiadista al-Shabab, que tem a sua sede na Somália, procuraram especificamente os estudantes cristãos durante o massacre levado a cabo na Universidade de Garissa, no Quénia, que resultou na morte de perto de 150 pessoas?
      .
      Parece que, como na Cruz ocorreu com Jesus, foram abandonados os estudantes e até hoje todos os mártires a quem estas palavras foram prometidas. Todos iludidos por promessas falsas.

      Excluir
  11. Que converseiro!!!
    Cada um acredita naquilo que a fé é capaz de proporcionar, vamos respeitar a opinião alheia!

    ResponderExcluir
  12. Mordaz? não fale isso...vc tá cometendo um erro muito grande meu irmão.Eu tambem não tenho religião...sou professor de bioquimica na Unifespa...mais a terra foi feita pra ser habitada...foi um projeto..um disigner inteligente criou tudo pra favorecer a vida..pra que algo mais complexo do que a molecula de Dna?

    ResponderExcluir
  13. O Evangelho foi escrito não por imaginação humana, mas por inspiração do Espírito Santo. Para se ter uma ideia de que é um erro descordar da Verdade Bíblica, há registros antigos, em paredes de cavernas e pergaminhos, sobre um grande dilúvio, e... muitos destes registros foram feitos por povos que sequer sabiam o que estava acontecendo à época do Anúncio de que haveria um Dilúvio. Isto prova que realmente houve o dilúvio e que a arca se encontra no alto do monte Ararat, na Turquia, porém, a Turquia não era um país Cristão e por isso negava o acesso ao monte e a Arca e escondia esta verdade. É aceitável que outras pessoas (santas e profetas de outras culturas) tenham recebido esta Benção, a de poder subir aos Céus ainda vivos, por uma carruagem de fogo. No entanto, como diz a própria Escritura Sagrada: "A Palavra de Deus é loucura para aqueles que se perdem, para os que não creem". Quem crê em Deus, continue, pois Deus é a única "coisa" real neste mundo transitório. Eu CREIO ! - Fiquem com Deus e tenham sempre a Benção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

Comentarios Recentes

Compartilhe este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Search Our Site