terça-feira, 13 de março de 2012

Esse estudo é uma sequência. Se você chegou ao blog por meio dessa postagem, por favor, queira ver o contexto no artigo: Testemunhas de Jeová - Seita ou Religião?
JEOVÁ, TESTEMUNHA, SUBMISSÃO

Dando continuidade a postagem anterior, onde buscamos definir se as Testemunhas de Jeová são uma seita ou religião, iremos analisar outros pontos que foram mencionados em nosso estudo. Mencionamos anteriormente que as Testemunhas de Jeová em alguns países são consideradas seitas e em outros países são consideradas religião oficialmente. Analisamos características peculiares das seitas ao redor do mundo, tanto cristãs como não-cristãs, e buscamos ver onde as TJs se enquadram nisso.

Submissão Absoluta

Sem sobra de dúvidas, essa é uma das características mais marcantes entre as TJs, a submissão absoluta à religião. Se você não está familiarizados com essa religião, aqui vai uma pequena explicação. As Testemunhas de Jeová acreditam que apenas um grupo de 144.000 mil pessoas tem uma relação especial com Jeová (Deus), essas pessoas foram escolhidas para reinar com Jesus Cristo no Céu. O restante da humanidade obediente irá ficar na Terra, estes serão governados por esses 144.000 e Jesus Cristo, como Rei.

Desses 144.000 cristãos escolhidos, eles selecionam “meia dúzia” para fazer parte do Corpo Governante (CG), que é um grupo de irmãos TJs que governam todos os assuntos relacionados à religião deles. Todas as orientações, crenças, costumes, tudo que uma TJ deve ou não fazer, ou mesmo acreditar, é estabelecido por esse grupo chamado de Corpo Governante.

Os líderes de seitas costumam incutir em seus seguidores submissão absoluta. Os líderes exercem um poder incrível sobre a mente dos seguidores, ditando praticamente cada passo que estes dão. Posso dizer, por experiência própria, que é exatamente isso que ocorre entre as TJs. O CG se coloca como o único canal que Deus usa para falar com a humanidade e incentiva lealdade absoluta à religião. É como se os líderes da religião tivessem materializado Deus na Organização das Testemunhas de Jeová. Nesse caso, quando eles ouvem as orientações, as ordens e tudo o mais que é dito, as TJs consideram isso vindo diretamente de Deus, não são homens que estão ordenando isso, é o próprio Deus.

Irei alistar abaixo algumas declarações feitas pelo CG para que você, caro leitor(a), veja como a coisa funciona dentro dessa religião:

A lealdade a Deus inclui também ser leal à sua organização. (w01 1/10 p. 22)

Que Tj quer ser desleal a Deus? Nenhuma, então se a lealdade à Deus inclui lealdade ao CG eu vou buscar fazer tudo que eles me orientam a fazer.

...e que a lealdade à organização de Jeová e a seus representantes precisa ser mantida, “quer para a morte quer para a vida”. — 2 Sam. 15:18-22. (si p. 63 par. 30)

Com essa afirmação, os líderes entre as TJs afirmam categoricamente que obedecer aos preceitos da religião é um assunto de vida ou morte e mesmo de salvação eterna.

O estudante precisa também chegar a reconhecer a organização teocrática do povo de Jeová. A lealdade à organização teocrática impedirá que o estudante tropece sobre uma explicação da Palavra de Deus, que talvez seja difícil de compreender (w70 1/10 p. 597 par. 17)

A palavra “estudante” aqui se refere àquelas pessoas que aceitaram um visita das TJs e estão estudando a Bíblia com elas. Perceba que desde cedo existe a doutrinação de que o estudante, prospectivo Testemunha de Jeová no futuro, obedeça e seja guiado em tudo que eles dizem.

Passamos agora a tratar do assunto de se ser leal à organização visível de Jeová. Nós certamente devemos lealdade a ela, inclusive ao “escravo fiel e discreto”, por meio de quem a congregação cristã é alimentada espiritualmente. (Mateus 24:45-47) (w96 15/3 p. 16 par. 9)

A lealdade à organização visível de Jeová significa também não ter nada que ver com os apóstatas. Os cristãos leais não ficam curiosos de saber o que essas pessoas dizem. É verdade que os usados por Jeová Deus para dirigir a Sua obra na Terra não são perfeitos. Mas o que diz a Palavra de Deus que devemos fazer? Abandonar a organização de Deus? Não. A afeição fraternal deve manter-nos leais a ela (w96 15/3 p. 17 par. 10)

Por lealdade à religião, uma TJ não poderia ler o que eu escrevo nesse blog, principalmente essa postagem. Não ler assuntos dessa natureza é mostrar lealdade a Deus, do ponto de vista dos líderes das TJs. O motivo é bastante claro, ninguém que ler durante 30 min. assuntos assim, continuará sendo da religião.

Porque Jeová Deus não dá seu espírito santo à parte da sua Palavra, e não podemos esperar receber espírito santo se desconsideramos o canal terrestre que Jeová usa hoje, “o escravo fiel e discreto”, representado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Sem a ajuda deste “escravo”, nem entenderíamos o pleno sentido do que lemos, nem saberíamos como aplicar aquilo que aprendemos. — Mateus 24:45-47. (w87 15/7 p. 19 par. 13)

Perceba o quanto eles querem que você dependa da religião. Você leitor(a) não tem capacidade de entender a Bíblia sozinho, não pode ser salvo, não pode receber o Espírito Santo, A MENOS QUE você faça parte da religião das Testemunhas de Jeová.

Devemos seguir as instruções que o Cabeça da congregação cristã, Jesus Cristo, fornece mediante “o escravo fiel e discreto”, o canal designado da organização de Deus aqui na terra. (Mateus 24:45-47; Efésios 5:23) (w90 1/10 p. 30)

O ensino é claro: Se eu te mando limpar meus sapatos, você não fará isso, mas se eu fizer você crer que tudo que eu peço está vindo direto de Jesus Cristo, você fará, porque obedecer as minhas ordens é obedecer a Jesus.

Mui apropriadamente, o escravo fiel e discreto também tem sido chamado de canal de comunicação de Deus. (w91 1/9 p. 19 par. 15)

Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a “grandemente diversificada sabedoria de Deus” só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. — João 6:68. (w94 1/10 p. 8)

É vital que cada um de nós reconheça o canal usado para distribuir alimento espiritual. (w09 15/6 p. 21 par. 2)

O corpo governante visível da organização de Jeová também recebeu autoridade Dele para dirigir a obra de Seus adoradores na terra, no tempo atual. (Mat. 24:45-47) (w72 1/11 p. 656 par. 15)

As designações teocráticas vêm de Jeová por meio do seu Filho e do canal terrestre visível de Deus, “o escravo fiel e discreto” e seu Corpo Governante. (Mateus 24:45-47) (w01 15/1 p. 16 par. 19)

Se quiser ter as bênçãos que Deus tem em reserva para os que estão na sua organização, então se torne agora parte dela. (w71 1/8 p. 466 par. 33)

Isto não quer dizer que os cristãos sejam crédulos. O ponto é que os cristãos têm confiança implícita no seu Pai celestial; não questionam o que ele lhes diz mediante sua Palavra escrita e sua organização. (w75 15/1 p. 49 par. 13)

Esta é a única organização que ele usa, e, se nós mesmos estivermos convencidos disso, deveremos poder ajudar outros enfraquecidos na fé. (w76 1/5 p. 279 par. 19)

A forte confiança em Jeová, na sua Palavra e na sua organização elimina as dúvidas paralisantes e dá verdadeira felicidade. (w81 1/2 p. 16 par. 18)

Quando o nosso Pai celestial Jeová Deus fala, quer através de sua Palavra, a Bíblia, quer através de sua organização terrestre, é ainda mais importante escutar e obedecer, provando que somos adoradores obedientes que não desprezam o amoroso lembrete: “Você me ouviu?” Essas afirmações na própria publicação das Testemunhas de Jeová mostra a adoração, submissão e lealdade atribuídas à Organização religiosa, é essa a atitude que os líderes da religião incentivam aos membros ter. (w88 1/4 p. 31)

Uma vez que o CG granjeia sua confiança, você não tem mais opinião, escola, liberdade, pois tudo será decidido por eles. Eles lhe orientam sobre faculdade, esportes, filmes, roupas, linguagem, tudo no que diz respeito a sua vida eles tem uma opinião para dar que, se você for “leal à Jeová” seguirá o “conselho” deles. Como foi dito na publicação deles: “Os mandamentos de Deus tocam em cada aspecto da nossa vida. Em primeiro lugar, envolvem nossa relação com Jeová. Depois afetam nosso ponto de vista sobre a sua organização visível” (w87 15/3 p. 16 par. 3)

O mais interessante disso tudo é que se o próprio fundador da religião, C.T Russell, ressucitasse hoje, ele mesmo não iria querer ser Testemunha de Jeová, pois em um dos seus livros, ele definiu o que seria uma seita, e levando em consideração tudo que foi dito, veja como isso se encaixa com as TJs. Russel disse:

When one joins a sect, his mind is supposed to be given up entirely to that sect, and henceforth not his own. The sect undertakes to decide for him what is truth and what is error; and he, to be a true, staunch, faithful member, must accept the decisions of his sect, future as well as past, on all religious matters, ignoring his own individual thought, and avoiding personal investigation, lest he grow in knowledge, and be lost as a member of such sect. This slavery of conscience to a sect and creed is often stated in so many words, when such a one declares that he “belongs” to such a sect. (Scripture in the Studies, vol, III, Thy Kingdom Come)

Tradução:

“Quando alguém se junta a uma seita, sua mente é entregue inteiramente a essa seita, e, doravante, a própria seita irá decidir por ele o que é verdade e o que é errado. E ele, para ser um membro verdadeiro, leal e fiel, tem que aceitar as decisões de sua seita, o futuro, bem como o passado, sobre todos os assuntos religiosos, ignorando o seu próprio pensamento individual, e evitando a investigação pessoal, para que ele não cresça no conhecimento, e se perca como um membro da seita. A escravidão da consciência a uma seita ou credo é muitas vezes indicado em poucas palavras, quando alguém declara que “pertence” a tal seita.” - (Estudos nas Escrituras, volume 3, p. 185. C. T. Russell)

Essa postagem continua no artigo: Apocalipsismo e Sexualidade entre as Testemunhas de Jeová

8 comentários:

  1. Bravo, irmão. Perfeita e elucidativas as suas observações. Embora nós, Testemunhas de jeová, vínhamos sendo 'conduzidos' (entenda-se: manipulados) pelos membros do Corpo dos Governantes de nossa religião a sermos bestas quadradas durante várias décadas, é chegada a hora de acordarmos. Não, não é por sermos "rebeldes e apóstatas" que fazemos isso, como dizem eles, mas é devido ao fato de que o "espírito dos Deuses santos" está sendo ativado em nós, a 'ralé de leigos', conforme era ensinado por Russel, desde o princípio. - Daniel 4:8, 9, 18.

    Vemos assim claramente - límpido como águas cristalinas - que o que este primeiro estudante das Escrituras intencionava para seus "colaboradores [(todos os cristãos, para Russel, seriam colaboradores e não apenas meia dúzia deles é que o seriam)] de Deus" (dos Deuses) de verdade. (1 coríntios 3:9 TNM) Como se pode dizer hoje que somos realmente "colaboradores dos Deuses" (TDS*)se nem mesmo podemos entender a Bíblia por nossas próprias "faculdades perceptivas"? (Hebreus 5:14 - compare com Provérbios 14:17) Como podemos afirmar que somos cristãos se apenas papagueamos os ensinos vindos do "único canal de comunicação entre os Deuses e os homens"?

    Verazmente, é chegada a hora de esses doze homens sentirem a fúria de Jeová pelo que fazem conosco. Jeová está suscitando novas Testemunhas - pessoas como nós, irmão - para compor o núcleo dos que vão restabelecer as coisas como desde o princípio. - Compare com Revelação (apocalipse) 2:4.

    Assim sendo, desejo que o espírito de nossos Deuses santos, o espírito de Jeová, de Jesus e dos outros milhões de Deuses que 'nos criaram', nos guie e que nos capacite a ajudar milhões de outros irmãos no mundo. - Gênesis 1:26.

    Wandrey
    Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet pela Associação das Testemunhas dos Deuses Santos.

    _____
    PS.: Leia a revista A Continela - Anunciando o Reino dos Deuses Santos
    http://acontinela.blogspot.com

    _____
    *TDS: Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas - em processo de produção.

    ResponderExcluir
  2. estão usando seu blog neste blog: estudopessoal.blogspot.com

    Va´lá que o cara é louco.

    ResponderExcluir
  3. ttp://investigandoasreligioes.wordpress.com/2012/10/13/corpo-governante-das-testemunhas-de-jeova-reforca-controle-sobre-crentes-e-relega-ungidos-a-papel-irrelevante/

    Já ouviu a boa nova ?
    Me dê a sua opinião ?
    Será que a coisa repugnante
    já está no lugar santo?
    Se pondo acima de qualquer um que se chame deus ?

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o seguinte conceito: A mente nao criativa pode identificar respostas erradas, mas è necessario uma mente muito criativa para identificar questoes erradas.

    Por isso, eu solicito ao Sr. Eduardo G. Junior comentasse a seguinte questao:
    As testemunhas de jeova , sao ensinadas que o idioma grego nao possui "plural majestatico ou de excelencia" e, por isso, ( o plural hebraico ’Elo•hím) è singular no idioma grego.

    Atenciosamente,
    Kianba Uingui

    ResponderExcluir
  5. Não entendi o que você quer exatamente que eu faça, nem tão pouco estou mais engajado em debates de cunho totalmente teológico. Mas, em resumo, em hebraico existe o plural majestático. Quando os escritores do NT citaram a LXX, usaram a palavra comum, THEÓS... "não existe plural majestático na gramática grega." The Jewish Trinity: When Rabbis Believed in the Father, Son and Holy Spirit, p. 36

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Sr, Eduardo G. Junior. Mesmo não ter entendido a minha solicitação, eu entendi sua resposta!

    Atenciosamente,
    Kianba Uingui

    ResponderExcluir
  7. Eu sou filho de testemunhas de jeová, E creio q logo logo Jeová trara o fim das coisas más ����, Mais não é a unica coisa q eu sei ��

    ResponderExcluir

Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

Comentarios Recentes

Compartilhe este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Search Our Site