sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CONSTRUÇÃO, SALÃO, REINO, JEOVÁ, RÁPIDA, TESTEMUNHASPara os que não estão familiarizados com a obra das Testemunhas de Jeová (TJs), estes mesmos têm um programa de construção de salões do reino – o local de reunião religiosa – onde se constrói um prédio para uso religioso em um período recorde de um mês ou, às vezes, até mesmo em menos tempo. Estes são assessorados pelas Comissões Regionais de Construção (CRCs) das TJs.

Durante os 12 anos em que fui Testemunha de Jeová, tive o “privilégio” de participar na construção de várias congregações em Natal (RN) e nos interiores. Por meio da educação religiosa, me foi ensinado que, desde o antigo Israel, os judeus sempre se empenharam na construção da “casa de Jeová” (2Sm 7; 1Rs 5.3-5; 8.17; 1Cr 22; 28.11 a 29.9) e o mesmo deveria ser feito hoje.

Como um jovem cristão, na época eu era servo ministerial (diácono) e pioneiro regular (pregador “especial”), me dedicava de corpo e alma, pois sabia que tudo que eu fazia era para o reino de Deus (Mt. 6:33). Eu podia abrir mão de tudo, casa, trabalho, família e me dedicar exclusivamente a esta obra, tanto da pregação de casa em casa, como na construção de salões do reino.

Eu me recordo de uma construção em Santo Antônio do Salto da Onça (RN) onde havia mais de 400 irmãos dentro de um pequeno terreno, todos “felizes” se ocupando em alguma coisa para ajudar a construção do salão.

O trabalho dessas TJs, inclusive o meu, era totalmente voluntário, assinávamos um contrato de prestação de serviço voluntário, recebíamos todo o material da construção de Betel – a Sede das TJs no Brasil – e assim dávamos início às obras de construção.

Normalmente, o terreno tinha sido comprado com o dinheiro de contribuições voluntárias dos membros da congregação que estava sendo construída. Assim, para a construção chegar à sua conclusão, deveria seguir essa sequência: terreno [comprado pelos membros] + material [emprestado por Betel] + mão de obra [voluntária das TJs] = salão construído em 1 mês.

Só tinha uma pequena coisa que eu nunca havia parado para pensar. Vou tentar explicar por meio de uma comparação: Imagine que você quer construir uma casa bem confortável. Sendo que, ao final da obra, ao invés de você pagar aos trabalhadores, são eles que lhe pagam o valor da casa, ou seja, no final você teria uma casa confortável para morar e o valor da casa em dinheiro na sua conta. Se você quisesse repetir isso, poderia construir uma cidade inteiramente sua sem gastar um tostão.

É exatamente isso que ocorre entre as TJs. Os membros doam a alimentação, doam o terreno, doam o trabalho voluntário, mas, no final, o prédio vira patrimônio da Organização Mundial das Testemunhas de Jeová, e, além disso, os membros têm que reembolsar o valor do prédio integralmente em algumas parcelas mensais para a organização religiosa.

O dinheiro é usado para se financiar o material de outras congregações ao redor do mundo, sendo usado o mesmo processo de voluntariedade e devolução do dinheiro. Isso sim é golpe de mestre! Pois, no final, a Organização das Testemunhas de Jeová já conseguiu construir mais de 100.000 congregações ao redor do mundo sem gastar 1 real, porque todo o trabalho é voluntário e o dinheiro é devolvido por cada um dos voluntários trabalhadores!

Veja abaixo um incentivo publicado em uma das literaturas das TJs:

Nos últimos cinco anos de serviço, 1.411 Salões do Reino foram construídos ou reformados, e centenas de outros passaram por reparos no Brasil. Somos muito gratos pelo esforço árduo das Comissões Regionais de Construção (CRCs), dos Grupos de Construção e de todas as outras pessoas que ajudaram. Embora uma enorme atividade já tenha sido realizada, ainda há muito a ser feito na área de construção de Salões do Reino. Como todos nós podemos apoiar essa parte importante do serviço sagrado que prestamos a Jeová? — Rev. 7:15.

Ofereça-se: Se você é publicador batizado, está convidado a colocar-se à disposição para apoiar o programa de construção. Poderá apoiar as construções em sua região ou preencher a Petição para o Serviço Voluntário em Construções de Salões do Reino (A-25-T). (Sal. 110:3) Todos os que se oferecem devem ser voluntários dispostos e ter espírito de equipe. (Sal. 133:1) Mesmo que você não tenha habilidade nessa área, pode contribuir muito para o sucesso duma construção. Também pode receber treinamento que permitirá que você seja mais usado no futuro.

Se você não pode se oferecer, talvez possa dar apoio encorajando quem tem condições de participar em construções. Pode ajudar cumprindo as designações congregacionais de quem está servindo numa construção. Fazendo planos com a devida antecedência, os anciãos podem garantir que a congregação não fique desamparada quando alguns estão apoiando a construção de um Salão do Reino. Jeová sem dúvida se agrada quando servimos em união para promover os interesses do Reino. — Heb. 13:16.

Seja positivo: Construir locais de adoração exige muito tempo e esforço árduo. Assim, é compreensível que os convidados a ajudar em construções se ausentem de suas congregações de origem de vez em quando. É bom elogiar e encorajar esses voluntários, que fazem sacrifícios para cuidar dessa “incumbência necessária”. — Atos 6:3; Rom. 14:19.

Seja equilibrado: Pregar o Reino de Deus é nossa principal atividade teocrática. (Mar. 13:10) Com isso em mente, as construções são programadas de modo que os voluntários não precisem ficar longe de sua congregação desnecessariamente. Os voluntários também se esforçam em ser equilibrados ao cuidar de todas as suas responsabilidades. Providenciam que alguém cumpra suas designações congregacionais quando estão fora.

O apóstolo Paulo descreveu os membros da congregação como cooperando em união para “o desenvolvimento do corpo para a edificação de si mesmo em amor”. (Efé. 4:16) Nosso amor a Jeová e à adoração verdadeira nos motiva a servir juntos na pregação das boas novas e a apoiar a construção de Salões do Reino. (Nosso Ministério do Reino 4/07 p. 6 pars. 1-6 Construção de Salões do Reino — parte importante do serviço sagrado)

Desse estudo eu me lembrei da música Cidadão de Zé Ramalho:

Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...


Enquanto a Organização Mundial das Testemunhas de Jeová enriquece no mundo inteiro, com seus milhares de templos confortáveis e Betéis que mais parecem hotéis de 5 estrelas, a maioria dos irmãos que participa das construções mora de aluguel; eles constroem voluntariamente prédios enquanto mal têm onde morar. Bem que essa organização religiosa poderia fazer esse mesmo projeto para se construir casas para os irmãos que não têm nem um teto sobre suas cabeças, ao invés de seus prédios luxuosos.

Termino, assim, com uma rima de cordel que fiz especialmente para essa postagem:

Vejam o que é o poder do discurso, e a força que a fé tem
Você é feliz sendo enrolado e ainda diz obrigado praqueles que mentem bem
Na hora é só alegria e só depois vem a melancolia de ter sido enganado também.

Ou coisa triste é perder e não ter a quem culpar
Você não foi forçado e a agora, o que vai falar?
Mas eu sei que o mundo gira, e pra minha alegria sei que não vão escapar
Pois quem usa muitas máscaras e se vangloria da desgraça um dia vai se ferrar

O Escravo é muito inteligente, mente pra muita gente e desses eu fui também
Não sou estraga prazer, eu vivo pra aprender e pra esses não digo amém
Eu quero a sua felicidade pois aquilo tudo é insanidade e disso eu sei bem

Deixo isso pra você refletir que a pior coisa é mentir pra quem confia em você
Mas decisão é sua e a verdade nua e crua é que o pior cego é o que não quer ver!



69 comentários:

  1. Olá, sou TJ. Já passei por altos e baixos mas nunca critiquei tanto assim a organização. Sendo composta por seres-humanos CLARO QUE É FALHA e peca em muitas coisas, já li livros daquele cara q era do Corpo Governante, li milhares de entrevistas com ex-tjs e acompanhei muitos blogs de ex-tjs tbm. Mas NADA QUE LI me fez VER a organização de maneira diferente... Como disse: ela contém erros, MUITOS, mas nenhum desses erros foi GRANDE o suficiente (pra mim) para me fazer esquecer das coisas BOAS que ela proporciona. Antes de mais nada gostaria de dizer que não sou ignorante (pessoa sem estudo e sem cultura) sou formado em Direito e Psicologia, além de ter estudado profundamente MUITAS RELIGIÕES e CRENÇAS. Poderia me dizer O QUE fez vc deixar de ser um servo de Jeová "participativo" sendo que era Ministerial + Regular ? - Grato pela atenção caso me responda. meu e-mail é: luferra2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também concordo com vc! Fui TJ e hj ñ sou. Mas por fazer algo errado deacordo com os ensinos da Bíblia. Mas jamais vou falar mau das Tj pois comparar elas com a cristandade que defende doutrinas pagãs como: Trindade, alma imortal, Dizímo, Neutralidade política, etc..., se existe um povo que tenta se apegar aos princípios bíblicos estas são as TJS!!!!

      Um abraço.

      meu email tompson.vieira@gmail

      Excluir
    2. Eu gostei de sua atitude isso mostra q vc não se tornou um apostata q nem uns q estão aí !

      Excluir
    3. Se você, "Q", gostou da atitude de Tompson em não ser crítico, por que você não segue o exemplo de não criticar e rotular as pessoas de "apóstatas"? Primeiro, aprenda a escrever para deixar qualquer comentário nesse blog.

      "Q", só em você estar aqui pesquisando na internet assuntos religiosos você já está sendo desleal à sua religião. O zelo que você sente só gera isso, ódio, preconceito e intolerância religiosa. Se tudo que você crê é verdade por que você não escreve argumentos? por que você só escreve calúnias? É esse o "bom testemunho" o amor que identificam os "verdadeiros cristãos"?

      Caro Tompson, provavelmente você foi expulso por fornicação. Antes de qualquer coisa, leia nesse blog um estudo científico sobre a palavra porneía, e verá que essa palavra não significa o que você aprendeu na Sentinela. Você talvez se sinta aquele pecador que foi expulso justamente porque não seguiu as diretrizes da Bíblia, mas saiba que o que você seguia era a INTERPRETAÇÃO DELES da Bíblia.

      Você condenou a Cristandade por ter doutrinas pagãs, como inferno, Trindade, etc. Mas, saiba que quase tudo no Cristianismo é pagão, 12 apóstolos, nascimento virginal, árvore da vida, etc. Os judeus copiaram isso de antigas civilizações e o mesmo fizeram os primeiros cristãos.

      Leia outras postagens do blog e verá os argumentos para essa declaração. Não se sinta inferior às TJs pois verazmente você não é.

      Excluir
    4. Para o primeiro comentário do Anônimo, eu escrevi um email mostrando vários pontos, mas até hoje não tive resposta dele. Espero que alguma coisa tenha feito efeito do mesmo.

      Excluir
    5. Eu compreendo a reacção de muitos tj. Eu fui um deles.A construção dos salões do reino segue o mesmo processo das outras seitas, o resultado é acumular riquezas para a organização e o seu clero, extorquindo o incauto e o tolo.

      Excluir
    6. Quando estamos de fora é tão simples, concorda?

      Excluir
  2. Aproveitando o comentário do Anonimo, fico pensando: Se as TJ se veem tão "imperfeitas" capazes de cometer "muitos erros", porque procuram mostrar que são especiais? Porque pregam que são "A verdade" e o único "canal de Deus" para esta velha humanidade? O que as diferencia de outros grupos religiosos? Absolutamente nada. Infelizmente a tendência da TJ é se auto-enganar, e isso fiz por muito tempo. Termino meu comentário elogiando o autor do post pela simplicidade em que transmitiu uma verdade tão clara para quem quer ver: o membro doa e constrói, mas o patrimônio não lhe pertence. (a congregação a qual fiz parte, até hoje paga um eterno empréstimo de 80 MIL reais à Associação)

    ResponderExcluir
  3. Fico com pena do "Anônimo 1" acima (porque as graduações não serviram para muita coisa) e de tantos outros que incorrem no mesmo erro: desconhecem a verdade, por isso permanecem cativos. Ao autor do blog os meus sinceros cumprimentos. Reconheço que o seu processo de libertação não deve ter sido nada fácil, mas o enfrentou com bravura. Saiba que suas abordagens têm valor inestimável.

    ResponderExcluir
  4. vcs q tanto criticam os tjs leiam jeremias 13:1-16 ,a organização de Jeová é perfeita ,embora os membros imperfeito a organização é santa, pois Jeová é justo , leia Romanos 14:10 ,os obedientes são ganhar sua recompensa vcs estão sendo enganados agora pois deram as costa para o VERDADEIRO DEUS "JEOVÁ" vcs o abandonaram estão sendo iguais aos israelitas.
    O QUE FAZ UMA PESSOA TER O CONHECIMENTO DE JEOVÁ E SUA ORGANIZAÇÃO E FOGAR NO LIXO?
    è como si fosse criado numa família feliz e honesta e dessem as costa para aquela família que tanto te amo e te apoiou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não podemos criticar as TJs se vocês mesmos vivem de casa em casa criticando as outras religiões? chamando-as de Babilônia, moradia de demônios?

      Se a organização é perfeita porque ela eventualmente pede desculpas aos seguidores? Até onde eu saiba perfeição significa não errar. Interessante que mesmo se você digitar a frase "Organização de Jeová é perfeita" no cd-room você não vai encontrar nenhuma resposta, pois eles mesmos não dizem isso.

      Você provavelmente é recém convertido. No tempo que você era mundano eu já estava fazendo o curso de pioneiro regular, e nele me foi ensinado que as TJs nunca reivindicaram perfeição da Organização. Portanto, caro "irmão", nem mesmo sua religião concorda com a bobagem que você escreveu acima.

      Não adianta você vir aqui e enviar 300 textos bíblicos mandando-me lê-los. Eu não acredito na inspiração da Bíblia; os versículos que você mandou-me ler são apenas textos, só isso. Se eu mandasse você ler versículos do Alcorão que dizem que o Islã é a religião verdadeira e que Alá é o único Deus verdadeiro e que você vai pagar por ser um apóstata, qual seria o efeito sobre você? NENHUM! pois você não crê no Alcorão, tanto quanto eu não creio na Bíblia.

      Você comparou a congregação a uma família feliz e honesta que ama e apoia. Minha congregação ninguém se falava praticamente, metade das pessoas tinham depressão, inclusive os anciãos... uma pessoa honesta não esconde nada, enquanto a Organização tem escondido inúmeros casos de pedofilia, manipulação de informação nas revistas, plágio de livros de teologia; nada disso se enquadra na palavra "honestidade" e "amor" e nada tem a ver com apoiar e amar.

      Esse seu zelo como fogo vai acabar quando a vida lhe ensinar que tudo o que você defende e até ofende os outros pela crença nada mais é que isso, uma simples crença de velhinhos americanos que acham que são o canal de Deus na Terra.

      Enquanto há vida há esperança meu caro, espero que um dia você acorde.

      Excluir
    2. Querido vai ler a bíblia e pare de criticar a bíblia...

      Excluir
    3. Parabéns, Gabriela!
      Ótimo argumento, muito bem embasado em textos históricos e estudiosos de renome!

      Leandro Paz

      Excluir
  5. se as tjs não são nao pratica o verdadeiro cristianismo entao quem pratica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu apenas esse artigo não entenderá meus argumentos. A questão não é que as TJs não praticam o Cristianismo verdadeiro; a questão é que o Cristianismo é uma religião humana, criado por homens.

      Não existe religião verdadeira. O Cristianismo é tão pagão quanto as demais religiões que vieram antes dela. No seu caso, crer em Cristo é algo já natural, pois você nasceu em um país cristão e por isso buscou encontrar a verdade dentro dessa religião cristã.

      As TJs afirmam que as demais religiões da Cristandade estão corrompidas pelo paganismo, com a trindade, inferno, imortalidade da alma, mas se você ler meus artigos aqui no blog verá que tudo do Cristianismo é de origem pagã.

      Excluir
  6. Caro "Administrador"...resumindo tudo o que percebi do seu perfil...a Bíblia para si é um livro de historinhas...sendo TJ ou de outra denominação religiosa! Faço a questão: então porque deixou de desacreditar na Bíblia? É um livro universal; qualquer pessoa o pode ler e aplicar! O mais "surpreendente"...é que no fundo virou ateu ou agnóstico. Mas a Bíblia contém conselhos fiáveis e atualizados...mesmo escrita há muito séculos! O "mais grave" é que para si a Bíblia não é um livro Divino! Então acreditou...deixou de acreditar...em que ficamos??? É um livro de Deus? Claro que sim! Sem dúvida alguma!! Então significa para si que qualquer tradução da Bíblia não é fiável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema de alguns que leem duas ou três postagens minhas é que não leem tudo. Eu não sou ateu. Ser um livro universal, poder ser lido, aplicado, ter conselhos atualizados etc, nada disso é prova de inspiração divina. Para algo ser de origem divina, teria que se enquadrar em alguns requisitos e isso não ocorre com a Bíblia. Em uma conversa online poderíamos esclarecer esses motivos. Apenas afirmar: "A Bíblia é de origem divina!" não prova nada.

      Excluir
  7. 2 Timóteo 3:16,17 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra."

    2 Pedro 2:21 diz:"Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo."

    Hebreus 4:12 diz:"Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da [sua] medula, e [é] capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração."

    Estes 3 textos bíblicos (entre outros...) mostram que a Bíblia é um livro inspirado por Deus...ou será invenção minha o que escrevi?

    Bem, eu posso mostrar estes textos em outras versões da Bíblia...mas se calhar vai dizer que mesmo assim não prova nada...mas só tenho que respeitar a sua opinião, embora à base de evidência bíblica não é muito difícil de perceber. Para um bom português...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa citar outras versões, pois melhor do que versões, eu passei muito tempo estudando os idiomas originais da Bíblia e assim consigo ler esses texto no grego usado por Paulo (koiné). Mas, como você disse, os textos são claros, em um bom Português.

      Não vamos debater opiniões, pois realmente, cada indivíduo tem a sua, mas se queremos chegar no mesmo lugar, ou seja, conhecer a verdade sobre as coisas ao nosso redor, a honestidade das evidências deve nos convencer.

      1º A Bíblia se autoproclamar inspirada por Deus não prova nada. Você acha que a Bíblia é o único livro religioso que toma para si a prerrogativa de Palavra de Deus? Se eu citar um versículo do Alcorão se autoproclamando inspirado por Deus, você iria acreditar que Jeová inspirou esse livro? Citar 2 Timóteo 3:16,17 tem o mesmo efeito em mim, caso eu tivesse citado o Alcorão para você, NENHUM efeito!

      2º As profecias da Bíblia são escritas em linguagem simbólica, como o livro de Apocalipse. Portanto, o leitor pode encontrar ali QUALQUER INTERPRETAÇÃO. É como crianças que olham para uma nuvem e uns veem um elefante, outros um pássaro, outros um carro, etc. As pessoas leem essas profecias, com linguagem simbólica, e aplicam à sociedade em que vivem (EHRMAN, 2003) Achar que um texto que diz que um dragão saiu do mar, com sete cabeças e que um anjo com oito olhos disse isso ou aquilo, pegar esses simbolismos e dizer que se aplica aos Estados Unidos, ou qualquer coisa nos nossos dias, é, nada mais é, que INTERPRETAÇÃO. Se quiser citar alguma profecia em específico, eu poderia lhe mostrar como isso funciona na prática.

      Veja as profecias de Nostradamus. Em 2011, a Reader's Digest publicou uma pesquisa nos Estados Unidos mostrando que 80% dos americanos acreditam mais nas profecias de Nostradamus do que nas da Bíblia! Nostradamus usa a mesma linguagem simbólica, mais uma vez, QUALQUER PESSOA pode achar QUALQUER INTERPRETAÇÃO e isso atravessa gerações e gerações!

      3º É inegável o poder de transformação da Bíblia, como diz Hebreus 4:12. No entanto, o máximo que podemos dizer é que ela é um livro INSPIRADOR e não inspirado por Deus. Quando Homero escreveu a Odisseia e Ilíade, estes livros viraram um tipo de Antigo e Novo Testamento para os gregos (ANTHONY, 2010). Esses dois livros moldaram o mundo da época, influenciaram a cultura, a vida, o governo; influência essa até então jamais vista! Os gregos, assim, achavam que Homero era inspirado pelos deuses (CARMEN, 1999). O Alcorão também tem mudado a vida das pessoas que entram para o Islamismo. Os Analectos de Confúcio guiaram, inspiraram e sustentaram a cultura oriental por milênios. Não precisamos nem ir muito longe! Muitas pessoas até lendo um livro de autoajuda, como esses de Augusto Cury, têm suas vidas transformadas, como a história de um mendigo que achou um exemplar do livro do escritor em questão e por meio de uma simples leitura teve sua vida transformada, hoje o rapaz é formado e tem uma vida digna. Augusto Cury é inspirado por Deus também?

      Excluir
  8. Se o sr. não acredita na Bíblia...também não acredita no Alcorão...ou acredita? Ou não acredita em NADA? Se acredita no Alcorão (é um exemplo...) porque acredita? Dê-me uma justificação com provas, não com fatos...SÓLIDA...com cabeça, tronco e membros!

    Caro administrador...para ser o mais sincero consigo...você perdeu a bússola espiritual! Anda à deriva aqui neste mundo...sem ter um sentido de orientação espiritual! O sr. tinha-a...mas não a quis mais. Mas ainda pode ir a tempo...se persistir em procurar a Jeová Deus. "Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós" - Tiago 4:4

    Se desviar-nos de Deus...Ele se desviará de nós. Tão simples quanto isso!

    Com os melhores cumprimentos.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho mais incrível são os julgamentos que eu recebo. Ouço isso direto de evangélicos e principalmente das TJs, que minha vida não tem mais sentido, que estou louco, etc etc etc. Já fiz até uma postagem falando sobre isso Perdi a Fé, e Agora?

      Juro, por tudo que é mais sagrado, que só me dá vontade de rir quando ouço essas coisas! Pois minha vida, graças a Deus, é cheia de significado, como nunca antes. Quando eu era TJ e era da dianteira, não dava para contar nos dedos o número de irmãos, anciãos e até superintendentes que tinham depressão! Achar que a vida, com todas as suas complexidades, se resume a uma organização e um livro antigo é ter a mente muito estreita. Eu sai dessa religião pela mesma qualidade que me levou a entrar, a SINCERIDADE.

      Busquei respostas quando adolescente e consegui entre as Testemunhas de Jeová. Quando me tornei adulto, busquei outras respostas e por causa disso fui expulso, pois nem levantar questionamentos é possível nessa religião.

      Eu não acredito na Bíblia como inspirada por Deus, não creio no Alcorão... e, mesmo assim, para sua surpresa, eu tenho espiritualidade e uma vida bastante significativa, assim como milhões de outras pessoas têm.

      Com os melhores cumprimentos.

      Excluir
  9. Caro administrador.

    Li o seu artigo sobre "Perdi a Fé, e Agora?" e tento compreender... li e reli várias vezes...mas não vejo nenhuma explicação lógica, sólida para perceber.
    Respeito, como disse, a sua opinião...e nem estou aqui para debater religião com A ou B.
    Sou Tj batizado há 14 anos, e sinto muito gratidão e privilégio por servir ao único Deus Verdadeiro.
    A vida sem a bússola espiritual (Bíblia) não faz sentido...para alguns até pode fazer, mas às vezes fazem perguntas que só a Bíblia responde..mesmo as mais difíceis de entender aos olhos humanos.
    E já agora...a Bíblia não tem mais que uma interpretação...interpreta-se por si própria!

    "Cada um levará a sua própria carga" - Gálatas 6:7

    Atenciosamente,

    hjmv77.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que você argumentou eu lhe respondi sistematicamente com argumentos, a grande questão se centraliza mais uma vez em respostas vagas. Observou os comentários das pessoas no artigo que leu? Pois bem, outras pessoas veem lógica ali de cima abaixo, no entanto, você disse: "mas não vejo nenhuma explicação lógica, sólida para perceber."

      Não é debater, mas perceba que você não argumentou nada, até quando lhe respondi eu citei eruditos que passam a vida inteira estudando isso, mas você só faz afirmar com suas palavras que estou errado e ponto final.

      Mas, pode ter certeza que eu lhe entendo. Ocorre com você o mesmo que acontecia quando eu pregava para algum evangélico e debatíamos sobre a Trindade. Não importava os argumentos, os fatos, as referências, a pesquisa, eles sempre diziam que Jesus e Deus eram a mesma pessoa; é como se eles tivessem criado uma dependência mental de que Jesus TEM QUE SER DEUS.

      Da mesma forma, hoje, eu encho meu blog e as postagens com argumentos por cima de argumentos, de citações de linguístas, historiadores, egiptólogos, teólogos, filósofos, pessoas que dedicaram a vida à pesquisa dessas coisas e, no final, um TJ entra aqui e diz: "é tudo mentira!"

      O que eu posso fazer? Eu realmente não vou me importar com isso, porque a vida é de cada um, graças a Deus! Há cegos que querem ver mas não podem e outros que podem mas não querem e assim a questão não jaz na visão e sim no coração.

      Não ache que quero lhe convencer a deixar de ser TJ. Se você é feliz ali, então que continue, porque motivos iria querer outra coisa?

      Esse blog mostra porque EU não creio e não porque VOCÊ não deve crer. Meus argumentos são baseados em referências que eu coloco, não é mera opinião.

      Mas, como sempre menciono, até as TJs que entram aqui e comentam essas coisas estão, ao mesmo tempo, sendo desleais à religião, uma vez que o Escravo desaconselha fortemente a não ler artigos religiosos na internet, principalmente de ex-irmãos.

      Se a Bíblia é uma livro único e ela interpreta a si mesma, porque temos centenas de religiões cristãs cada qual com sua interpretação da Bíblia? Esse seu argumento é autocontraditório pois não condiz com o que vemos nas sociedades cristãs.

      Há coisas que só a vida nos ensina e talvez só na sua velhice, quando você não vi nenhum paraíso, quando você vi sua vida inteira passar na sua frente esperando um Armagedom fictício, você perceba que era tudo e nada mais que isso, uma esperança.

      "Cada um levará a sua própria carga" - Gálatas 6:7

      Eu concordo plenamente. Eu aceito a minha e você, aceitará a sua?

      Excluir
    2. Eduardo, Eduardo... é dificil meu caro. As pessoas simplesmente não conseguem entender que crer em Deus é uma coisa e crer em livros sagrados ou religiões é outra coisa completamente diferente.... Este seu blog é uma verdadeira lição dinãmica de Antropologia, Sociologia e Psicologia Social rapaz!! Parabéns por ter conseguido este fenômeno! As pessoas não conseguem entender que, apenas pela "leitura" da Natureza, do Universo, da exposição da Física, da Quimica, da Biologia e tantas outras ciências naturais, uma pessoa possa formar uma convicção pessoal de um Deus Criador sem nunca, jamais concordar com uma vírgula de um "livro sagrado" ou com um dógma sequer de uma Religião! Realmente, precisamos consolidar urgentemente neste país aquilo que os norte-americanos possuem em sua educação: cursos de debates, formação de debatedores! Cursos de retórica,mas não retórica religiosa meramente. Retórica no sentido de aprender argumentação. Aulas de Filosofia urgente nas escolas!
      abraços Eduardinho!
      Mais uma vez, parabéns! Nunca tinha analisado as CCR por este ponto de vista. O justo seria cobrar apenas o material, os custos cartoriais e de inspeção do imóvel e uma reduzida contribuição sobre o projeto, pois os engenheiros e arquitetos de Betel também são voluntários! Quando muito, incluir o Terreno quando eles financiam a aquisição deste (não tenho certeza disso... você poderia me esclarecer melhor, mas acho que eles chegam a financiar a aquisição do terreno também, ou não?)

      Excluir
    3. Bom Voltaire, eu não sei se ainda é assim, mas dependendo da situação financeira da congregação, algumas compravam com o próprio dinheiro e outras recebiam o dinheiro de Betel por completo, terreno/construção, mas não sei se ainda é assim.

      Minha congregação comprou o terreno com o dinheiro que juntou por cerca de 10 anos. Se não me falha a memória, só o terreno foi 100 mil.

      Excluir
  10. “A BÍBLIA é a consolidação da civilização e das experiências da humanidade, e é incomparável”, disse um periódico publicado pela Universidade Chung Shang, de Guangzhou, China. Atribui-se a Immanuel Kant, influente filósofo do século 18, a seguinte declaração: “A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior benefício que a humanidade já recebeu. Qualquer tentativa para depreciá-la . . . é um crime contra a humanidade.” The Encyclopedia Americana diz: “A influência da Bíblia de maneira alguma se restringe a judeus e cristãos. . . . Ela é agora encarada como um tesouro ético e religioso cujo inexaurível ensino promete ser ainda mais valioso à medida que cresce a esperança de uma civilização mundial.”

    Obs: Pensa que ao dizer que estou "sendo desleal à religião, uma vez que o Escravo desaconselha..." pensa que isso me atinge? Nada disso, caro administrador...isso é o que você quer que eu pense! Há um que vê e avalia os nossos corações - Jeová Deus!

    Salmos 37:12,13: "O iníquo está tramando contra o justo,
    E contra ele range os dentes.
    O próprio Jeová se rirá dele,
    Porque certamente vê que virá o seu dia."

    Salmos 37:25: "Eu era moço, também fiquei velho,
    E, no entanto, não vi nenhum justo completamente abandonado,
    Nem a sua descendência procurando pão."

    Salmos 37:35,36: "Eu vi o iníquo ser tirano
    E espalhar-se como uma [árvore] frondosa em solo nativo.
    E ainda assim foi passando, e eis que não era mais;
    E eu o estive procurando, e ele não foi achado."

    2 Pedro 3:3,4: "Pois sabeis primeiramente isto, que nos últimos dias virão ridicularizadores com os seus escárnios, procedendo segundo os seus próprios desejos  e dizendo: “Onde está essa prometida presença dele? Ora, desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram [na morte], todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princípio da criação.”

    Caro administrador, como você disse...citou filósofos, teólogos, etc...todos eles são homens comuns, imperfeitos..como uma bruma...hoje estão vivos e amanhã estão mortos. Mas nesses já acredita! E nunca os viu...ou só acredita naquilo que vê? Como Tomé? E a memória deles ficou onde? Esquecida! Jesus Cristo já morreu há quase 2.000 anos e nunca foi esquecido!
    “Um homem que era totalmente inocente se entregou como sacrifício pelo bem de outros, incluindo seus inimigos, e se tornou o resgate do mundo. Foi um ato perfeito.” — Mohandas Gandhi, líder político e espiritual da Índia.
    “Para mim, Jesus Cristo é a personalidade mais notável de todos os tempos, de toda a história, como Filho de Deus e como Filho do Homem. Tudo o que ele disse ou fez tem valor para nós hoje, e isso é algo que você não pode dizer sobre qualquer outro homem, vivo ou morto.” — Sholem Asch, ensaísta polaco conforme citado na revista The Christian Herald; o grifo é deles.

    “Devemos supor que a história da vida de Jesus é mera ficção? Realmente, meu amigo, ela não parece ficção. Pelo contrário, a história de Sócrates, que ninguém ousa duvidar, não é tão bem documentada como é a de Jesus Cristo.” — Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês.

    Estes são alguns dos personagens humanos bem conhecidos que você é capaz de acreditar nas palavras deles...e como tenho consideração por si...decidi colocar aqui...para não dizer que só cito passagens bíblicas.



    Desejo tudo de bom para você e para a sua família...cada um seguindo o seu caminho.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que você iria bater no CD-ROOM da Associação para pegar essas citações e, ao fazer isso, você piorou a situação das TJs. Vamos analisar as citações que o Escravo fez:

      “A BÍBLIA é a consolidação da civilização e das experiências da humanidade, e é incomparável”, disse um periódico publicado pela Universidade Chung Shang, de Guangzhou, China.

      1º Qual o ano da publicação desse suposto periódico? Qual a página? Você sabia que, na verdade, essa Universidade nem existe? A única Universidade com um nome PARECIDO é Chung Shan Medical University, que é uma universidade de medicina. Suponhamos que esse periódico fictício mencionado pelo Escravo exista e o nome seja Chung Shan Medical University e não Universidade Chung Shang. O que uma Universidade de MEDICINA pode falar sobre a INSPIRAÇÃO da Bíblia? Médicos sabem tão pouco sobre a Bíblia como um marceneiro sabe sobre o Universo. A primeira citação é MITO.

      Depois, você copiou e colou de novo do CD-ROOM essa parte:

      “Atribui-se a Immanuel Kant, influente filósofo do século 18, a seguinte declaração: “A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior benefício que a humanidade já recebeu. Qualquer tentativa para depreciá-la . . . é um crime contra a humanidade.””

      2º Perceba que o próprio Escravo, que você segue lealmente, confessa que essa frase é SUPOSTAMENTE “atribuída à Immanuel Kant”. E quem é o responsável por atribuir essa frase à Kant? Quem? Só se for o Escravo, porque essa frase não se encontra em nenhum livro do Filósofo do Iluminismo. Os livros são:

      Dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível (1770); Crítica da Razão Pura (1781); Prolegômenos para toda metafísica futura que se apresente como ciência (1783); Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785); Fundamentos da metafísica da moral (1785); Primeiros princípios metafísicos da ciência natural (1786); Crítica da Razão Prática (1788); Crítica do Julgamento (1790); A Religião dentro dos limites da mera razão (1793); A Paz Perpétua (1795); Doutrina do Direito (1796); A Metafísica da Moral (1797); Antropologia do ponto de vista pragmático (1798). Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura.

      Eu tenho toda a coleção kantiana, todos os livros do filósofo e já li todos eles e essa SUPOSTA citação não aparece em lugar nenhum, se acha que estou mentindo, te dou um tempo pra ler os livros e depois você me diz onde encontrou, pois ela, meu caro, não existe, exceto na Sentinela.

      Excluir
    2. Depois você disse:

      “The Encyclopedia Americana diz: “A influência da Bíblia de maneira alguma se restringe a judeus e cristãos. . . . Ela é agora encarada como um tesouro ético e religioso cujo inexaurível ensino promete ser ainda mais valioso à medida que cresce a esperança de uma civilização mundial.””

      3º Mais uma vez te pergunto: De onde você tirou isso? Mais uma vez do CD-ROOM correto? Porque será que o Escravo nunca coloca a página, o volume e a edição do livro? Será que é para que as pessoas não possam investigar? Bom, eu tenho a The Encyclopedia Americana e no Vol. 1, página 563 ela diz (em inglês):

      “The influence of the Bible in no way restricts the Jews and Christians, even though it is a human book and there is nothing in it that shows inspiration from a Supernatural Being. It is now regarded as a treasure unfailing ethical and religious education which promises to be even more valuable as it grows the hope of a world civilization.”

      Perceba que quando o Escravo cita essa enciclopédia, ele OMITE uma parte que aparece assim: ““A influência da Bíblia de maneira alguma se restringe a judeus e cristãos... .” Justamente nesse [...] jaz o motivo deles omitirem a citação inteira. Como mostrei assim, os escritores da enciclopédia explicam que, apesar da INFLUÊNCIA da Bíblia, coisa que eu não neguei, ela é “um livro humano e não há nada que mostre ser ela inspirada por um Ser Sobrenatural”. (p. 563)

      O seu Escravo OMITIU propositalmente a frase, porque eles citam apenas o que lhes convém e como todos vocês acreditam cegamente no que leem nas Sentinelas já ficam convencidos de que é a verdade.

      Depois você disse:

      Obs: Pensa que ao dizer que estou “sendo desleal à religião, uma vez que o Escravo desaconselha...” pensa que isso me atinge? Nada disso, caro administrador...isso é o que você quer que eu pense! Há um que vê e avalia os nossos corações - Jeová Deus!

      4º Lhe atingir de que amado? Você já está começando a ficar neurótico. Eu fui da dianteira, você quer me dizer que você está obedecendo o que o Escravo diz? Na próxima reunião, levante a mão na congregação e diga que você está lendo essas coisas na internet pra você ver como no mesmo dia eles te chamarão para uma Comissão Judicativa.

      Agora considerando os textos bíblicos, você está me acusando de iníquo que persegue a você, que obviamente se acha o justo servo do Deus verdadeiro e que sou ridicularizador, etc, etc... alguma coisa mais? Os únicos argumentos que vocês têm são acusações!

      Excluir
    3. Depois você disse:

      Caro administrador, como você disse...citou filósofos, teólogos, etc...todos eles são homens comuns, imperfeitos..como uma bruma...hoje estão vivos e amanhã estão mortos.

      5º Quem escreveu a Bíblia? Anjos? Deuses? Ets? Fadas? Elfos? Até onde eu saiba, foram homens imperfeitos que escreveram a Bíblia também, correto? Se a Bíblia tivesse caído do céu, eu iria ficar calado, mas você querer dizer que não podemos crer no que o homem escreve quando a PRÓPRIA BÍBLIA foi escrita por mais de 40 homens é de lascar!

      Depois você disse:

      “Um homem que era totalmente inocente se entregou como sacrifício pelo bem de outros, incluindo seus inimigos, e se tornou o resgate do mundo. Foi um ato perfeito.” — Mohandas Gandhi, líder político e espiritual da Índia.

      5º Se Mohandas Gandhi disse o que você ACHA que ele disse, por que ele NÃO ERA CRISTÃO? Essas palavras, mais uma vez, estão deturpadas. Mohandas Gandhi vê a morte de Cristo como um ato de amor e coragem, mas sem qualquer significado TEOLÓGICO. Mohandas Gandhi não acreditava que Jesus era filho de Deus, mas apenas um líder espiritual que fez um grande feito.

      Depois você disse:

      “Para mim, Jesus Cristo é a personalidade mais notável de todos os tempos, de toda a história, como Filho de Deus e como Filho do Homem. Tudo o que ele disse ou fez tem valor para nós hoje, e isso é algo que você não pode dizer sobre qualquer outro homem, vivo ou morto.” — Sholem Asch, ensaísta polaco conforme citado na revista The Christian Herald; o grifo é deles.

      6º Mais uma vez, qual a revista? número? ano? página? E você já sabe o motivo. Pois bem, vamos IMAGINAR que isso exista mesmo, essa frase é chover no molhado, pois a The Christian Herald é uma revista EVANGÉLICA, dessa forma, o que mais eles poderiam colocar? Uma revista evangélica só poderia falar isso. É o mesmo se eu citasse um ateu como prova de que Jesus não ressuscitou.

      Depois você disse:

      “Devemos supor que a história da vida de Jesus é mera ficção? Realmente, meu amigo, ela não parece ficção. Pelo contrário, a história de Sócrates, que ninguém ousa duvidar, não é tão bem documentada como é a de Jesus Cristo.” — Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês.

      7º Em nenhum lugar dessa postagem, nem em parte alguma do meu blog, eu nego a existência de Jesus. Jean-Jacques Rousseau acreditava em Jesus como um judeu histórico que viveu na Palestina do século I e nada mais, só isso. Não vejo onde ele afirma que a Bíblia é inspirada por Deus, até porque ele não era cristão TAMBÉM.

      Obrigado pela consideração em citá-los, mas, como mostrei, todas as citações são manipuladas, sem número de páginas, volumes, ano e as que eu conhecia não foram ditas pelas pessoas que se alega terem dito, ou mesmo citações deturpadas para ludibriar os seguidores.

      Excluir
  11. Caro Administrador...você bem quer me "persuadir" (para quem diz que o cristianismo é obra do paganismo..) a pensar como você...só que infelizmente, não lhe vou dar essa boa notícia.

    Veja esse site com frase de pessoas conhecidas no mundo universal...imperfeitas como qualquer um...mas todos eles reconhecem a Bíblia como um livro diferente...um guia da parte de Deus...

    Veja aqui o este site: http://www.sitequente.com/frases/biblia.html

    Obs: E já agora...não tem nada a ver com o CD-ROM da Sociedade.
    Foi uma pessoa que nem sequer conheço que citou estas palavras de personagens conhecidas

    Mas você vai dizer: "O que estas pessoas dizem não muda nada a minha opinião...o fato de citarem a Bíblia como um livro diferente...não quer dizer nada..é um livro como outro qualquer" (Pode dizer isto como outras coisas diferentes...)

    Por muito obras de psicólogos e filósofos que você mostre (e bem..), eu também mostro-lhe opiniões de pessoas que foram conhecidas e vêm as Escrituras do ponto de vista diferente do seu...para melhor (sem dúvida alguma)!

    Mas você pode dizer: "Cada um pensa da Bíblia o que quer..uns podem ser a favor...outros contra...a opinião dessas pessoas não muda nada sobre o meu ponto de vista da Bíblia"...

    O srº é livre de pensar o que quer..está no seu direito...e não sou eu que o vou mudar certamente.

    Resumindo e concluindo esta conversa: O sr. fica com a sua razão...eu fico com a minha.

    Ambos somos iguais numa coisa: imperfeitos.

    Só Jeová é que avalia os nossos corações.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  12. "É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia."
    (George Washington)

    "Governar perfeitamente"...isso só no novo mundo que a Bíblia promete..com uma sociedade de pessoas justas...e perfeitas.
    Neste momento...o mundo não é governado perfeitamente...mas sim injustamente...por que não é Deus o governante deste mundo (1 João 5:19)

    Obs: Esqueça de ler ou reler este texto que citei...você não acredita na Bíbia...não me lembrei.

    Até uma próxima sr. Administrador...a nossa conversa terminou...de vez!

    Você pode responder ao que escrevi (está no seu direito)....mas da minha parte, não vai ver mais uma letra sequer neste seu blog. Não acredita? Olhe que eu acredito...você não sei.

    Mais uma vez...tudo de bom para si e seus familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos, então, para mais uma refutação. No início você afirmou:

      “Caro Administrador...você bem quer me “persuadir” (para quem diz que o cristianismo é obra do paganismo..) a pensar como você...só que infelizmente, não lhe vou dar essa boa notícia.”

      “Persuadir” é o que toda Testemunha de Jeová quer, quando sai de casa em casa pregando as “boas novas”. Elas acham que conseguem persuadir todo mundo, mas que, nunca, ninguém, conseguirá persuadi-las. O que, NA MINHA VIDA, iria mudar, caso você mudasse de ideia? NADA, ABSOLUTAMENTE NADA! Então, temos aqui dois traços de orgulho. Primeiro, mesmo depois de inúmeros argumentos dos quais você não respondeu a nenhum, você ainda empina o nariz e diz que estou mentindo, estou errado, etc. Segundo, por achar que vou abrir mão do meu tempo para lhe convencer de algo é achar que você tem uma importância sublime. Quando eu disse que queria que você continuasse sendo TJ, caso seja feliz, não tava sendo sarcástico. O que não admito é a pessoa não ter base, argumento e encher o peito dizendo que o mundo INTEIRO está errado e que vocês são os únicos certos.

      Sabe qual o motivo d’eu lhe responder? Milhares de pessoas leem meu blog. Tudo que você escreveu terminou por me dar uma oportunidade de escrever mais e mais argumentos para mostrar como as TJs estão sem argumentos; até porque eu era acostumado a escrever para o escritório de Betel e tinham coisas que eles mesmos admitiam como errado e contraditório, ao passo que você, que nem ao menos deve ser da dianteira, mesmo depois de 14 anos de batizado, não deu o braço à torcer.

      As pessoas estão lendo suas palavras e por isso quero lhe AGRADECER por tudo que você escreveu, pois em nenhuma das minhas postagens ficou mais evidente como as Testemunhas de Jeová são orgulhosas, manipuladoras de opinião, ludibriantes, etc. Foram muitos comentários e o resultado já está chegando. Desde o primeiro dia que você escreveu eu já recebi 22 emails de pessoas, de irmãos, de evangélicos e de curiosos querendo saber mais e todos eles, PELA HONESTIDADE, viram por A + B como você ficou sem resposta para praticamente todos os argumentos. Mais uma vez, OBRIGADO, Deus usou seu orgulho, de não conseguir ficar calado, para ajudar outras pessoas sinceras.

      Excluir
    2. Depois você disse:

      “Veja esse site com frase de pessoas conhecidas no mundo universal...imperfeitas como qualquer um...mas todos eles reconhecem a Bíblia como um livro diferente...um guia da parte de Deus... Veja aqui o este site: Sitequente

      Então, em harmonia com essa lista você disse:

      “Mas você vai dizer: “O que estas pessoas dizem não muda nada a minha opinião...o fato de citarem a Bíblia como um livro diferente...não quer dizer nada..é um livro como outro qualquer” (Pode dizer isto como outras coisas diferentes...)”

      Bom, isso que você ACHAVA que eu iria dizer também não funcionou, porque esse tipo de argumento sempre é feito por você. Eu refuto você de cima a baixo e, mesmo assim, você permanece obstinado. Agora me dirijo a você, caro leitor(a), bem como a você hjmv77, e vejam a diferença entre o que ele disse que eu diria e o que eu realmente irei dizer.

      Quero lhe lembrar que, como já estive do seu lado, eu sei exatamente o que se mencionar para, pelo menos tentar, convencer alguém de que a Bíblia é inspirada por Deus. Das 31 frases que estão alistadas ali, 28 são de cristãos e teólogos, as de Immanuel Kant eu já expliquei, mas parece que entra em um ouvido e sai pelo outro, e 1 é de alguém não muito conhecido, pois procurei e nada achei sobre ele.

      Agora pensem, usem o raciocínio: Se eu passasse uma lista com 31 afirmações de ateus intelectuais e influentes, como Dawkins, Ehrman, Saramago, detonando com a Bíblia, que peso teriam essas frases? Ora, se esses camaradas são ATEUS é somente lógico que eles vão falar mal da Bíblia. Da mesma forma, se praticamente todas as pessoas que você citou naquele site são evangélicos e teólogos, o que poderíamos esperar que eles dissessem? Sem contar que, mais uma vez, todas aquelas são frases soltas, não se menciona livro, edição, página. Sei que você está dando seu melhor, mas, como praticamente o único acesso à informação que você tem é a internet, então fica buscando no Google essas listas sem credibilidade.

      E, também, vale lembrá-lo que eu considero a Bíblia um livro valiosíssimo, riquíssimo como literatura. Até mesmo Bart D. Ehrman, o maior crítico da Bíblia e do Cristianismo, sendo um agnóstico com inclinações ateístas, é professor do Novo Testamento (Ph.D) e sempre diz que, apesar da Bíblia não ser inspirada por Deus, nenhum livro se iguala à ela, no entanto, é apenas um livro e nada mais que um livro.

      Excluir
    3. Depois você comentou:

      “Por muito obras de psicólogos e filósofos que você mostre (e bem..), eu também mostro-lhe opiniões de pessoas que foram conhecidas e vêm as Escrituras do ponto de vista diferente do seu...para melhor (sem dúvida alguma)!”

      Quando um Psicólogo (cristão) e um Filósofo (cristão) comentam que a Bíblia é inspirada por Deus e não traça argumentos, apenas DIZ ISSO, todos tomamos como uma afirmação tendenciosa, porque a pessoa, ANTES DE DIZER o que pensa, já tem o coração envolvido com a Bíblia e o Cristianismo, então, tudo que ela disser será sempre em favor do mesmo.

      E, também, a questão não é quem cita mais ou menos psicólogos, filósofos, etc. Pessoas de uma inteligência invejável, como William Lane Craig, com várias graduações, Ph.D, etc, são cristãos, creem na Bíblia e debatem com pessoas no mundo inteiro. Então, por que uma infinidade de pessoas, de acadêmicos, não se convertem ao Cristianismo e, melhor ainda, se tornam Testemunhas de Jeová? Porque não basta você fazer uso da sua escolaridade e dizer que a Bíblia é inspirada e todo mundo vai acreditar, você tem que mostrar os argumentos, os motivos, e, no entanto, quando os motivos são mostrados, estes não se mostram satisfatórios, como você pôde ver em todas as minhas respostas.

      Depois, como profeta, você previu que eu diria isso:

      “Mas você pode dizer: "Cada um pensa da Bíblia o que quer..uns podem ser a favor...outros contra...a opinião dessas pessoas não muda nada sobre o meu ponto de vista da Bíblia"...”

      Mais uma vez, esse tipo de argumento não está no meu repertório, pois é um argumento de alguém obstinado e sem argumentação de fatos. Primeiro, se eu cria na Bíblia e deixei de crer pelos argumentos que eu li e pesquisei, isso mostra que não sou obstinado, nem orgulhoso. Segundo, se eu mudei uma vez, posso mudar uma segunda; dessa forma, se alguém me mostrasse verdadeiras evidências da inspiração da Bíblia, eu, logicamente, voltaria a crer nela, não vejo problema algum nisso.

      Quando eu tive minha primeira Comissão Judicativa, o superintendente disse: “Seu problema, irmão, é que você estuda demais.” Mesmo que você não acredite que ele disse o que disse, isso não vai mudar o fato de que ele realmente abriu a boca e falou essas palavras para mim na frente do corpo inteiro de anciãos. Quando fui pra casa, pensando nessas palavras, realmente eu vi que, para continuar acreditando naquelas coisas, era necessário ser uma pessoa passiva e que se contenta com o que eles colocam para você comer, espiritualmente falando, pois, é IMPOSSÍVEL investigar os fatos, ir atrás, e não chegar à essa conclusão.

      O restante que você comentou, eu concordo plenamente. Será realmente que essa será sua última resposta? Normalmente, as TJs gostam de sempre dizer a última palavra, mesmo que seja no grito. Acho, de fato, que foi o suficiente, tenho certeza que nossa conversa irá beneficiar a muitos, inclusive e especialmente, aquelas TJs insatisfeitas, sofridas, que vasculham a internet em busca de respostas.

      Enquanto terminava essa resposta, me veio à mente uma verdade:

      “O pior cego não é aquele que não quer ver e, sim, aquele que pensa enxergar.”

      Excluir
    4. Seria bem melhor se vc fosse ateu, porque ai sim suas pesquisas não seriam tendenciosas e seus textos não teriam essa conotação onde qualquer um pode comprovar sua grande decepção com relação aos TJS e por isso tudo o que tiver Bíblia no meio, pelas suas respostas raivosas, vc reage dessa forma. Isso desmotiva qualquer um a prosseguir seus estudos no seu blog, qualquer coisa que escreverem, vc vem e argumenta " porque a pessoa, ANTES DE DIZER o que pensa, já tem o coração envolvido com a Bíblia e o Cristianismo, então, tudo que ela disser será sempre em favor do mesmo.", Te parafraseando eu diria que vc já tem o coração envolvido pela raiva e decepção, tudo o que disser será sempre em favor do mesmo. Porque vc já esteve do outro lado e ninguém tem culpa que vc, por opção, ainda que não admita, era um abitolado fanático, qualquer ateu teria mais ética que vc ao escrever sobre esses assuntos, sem seus recalques. Bom, vai lá, me chame de burro e fanático e mostre sua educação, SENHOR PERFEITO!

      Excluir
  13. Cara é o sequinte, diferente dos outros que ja te prejugaram com apostata( nao me importo nem um pouco com as suas correcões ortografica)doido, ateu agente de satanas e etc,etc. A existencia de DEUS é enescuzavel. DEUS nos deu a preciosa vida(dotada de livre arbitrio).O que penso é, que acima de qualquer religião DEUS não exige nada, como as religiões enxiste em dizer que para a salvação DEUS requer ISSO ou AQUILO. mas parando para analizar a vida e uma DADIVA do DEUS VIVENTE e so temos de viver do melhor modo possivel( e é aqui o ploblema das religiões). AS REIGIÔES abre um conceito de 'felicidade' e tentam enfiar quela abaixo. Mas cabe a cada um de nós decidimos o que é felicidade para nós mesmo( e é aqui que entra o presente de DEUS a vida com o livre arbitrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é o seguinte: Não vou tentar corrigir seus erros de ortografia porque você escreveu tão errado que está quase criando uma nova língua ramificada no Português. Depois disso, alguns doidos, lunáticos, agentes da tolice e burrice postam comentários aqui dizendo que sou um ateu recalcado da vida, onde, na verdade, eu não sou ateu e já fiz vários comentários deixando isso bem claro.

      Mas, no final, concordo com você. Cada um deve decidir como ser feliz e nossa relação com Deus está acima de doutrinas e religiões. Mas, na verdade, é justamente por isso que criei esse blog, porque as Testemunhas de Jeová não respeitam a liberdade de escolha das pessoas. Se deixar de crer, ou passar a crer em outra coisa, você é determinantemente excluído da socialização com sua família e amigos, isso é respeitar o livre-arbítrio das pessoas?

      Cada um decide como ser feliz; alguns são felizes na prostituição, nas drogas, na ladroagem e no entanto, eu jamais creria que essas pessoas são realmente felizes, e, assim, cabe a sociedade tentar ajudá-las. O grande problema das TJs é que elas não levam a vida sem prejudicar os outros. Quando você deixa de concordar com elas, as mesmas conseguem fazer com que todos, amigos, família e conhecidos fiquem contra você... não sendo nem mais digno de um "bom dia".

      Excluir
  14. Logo que comecei a frenquentar os salões dos Reinos achei tudo fascinante. O que mais me chamava atenção era todo o "trabalho voluntário" realizado pelas testemunhas de Jeová, quer seja no trabalho de campo, quer seja na construção dos salões. Outra coisa que também me chamava atenção era a distribuição "gratuita" das revistas quizenais (A sentinela e Dispertai). Todavia, eu peguei todo o trêm já em movimento.

    Antes não entendia como essa organização poderia lucrar. Está tudo claro agora!

    Mas experto do que as construções do salões do reino, acredito que seja a venda de revista descaradamente de porta em porta no qual as testemunhas de Jeová são treinadas para pedirem "donativos voluntários" ao passo que explicam que a obra é voluntaria, sendo que as revistas já foram pagas pelas próprias testemunhas em seus salões.

    Concordo quando dizem que a organização é perfeita, pois somente algo perfeitamente bolado poderia arrancar dos fiéis trabalho e dinheiro sem que eles se apercebam disso!!!

    Atenciosamente, Maxwell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quando dizem que a organização é perfeita, pois somente algo perfeitamente bolado poderia arrancar dos fiéis trabalho e dinheiro sem que eles se apercebam disso!!!

      Muito boa Max! hehehehe...

      Excluir
    2. Agora, eu queria só dizer uma coisa que juridicamente nunca fica claro para as pessoas: o fato da Torre de Vigia dizer que não visa lucro, ou não tem fins lucrativos, é diferente de dizer que uma instituição sem fins lucrativos não pode ter resultado positivo! (no caso destas instituições: SUPERÁVIT.). Esse linguajar é puramente Contábil-Jurídico-Tributário (que louco...) para que a instituição possa usufruir de beneficios tributários de isenção de impostos. E isso também está previsto na Constituição. Daí as pessoas podem dizer que isso está errado, que tinha que tributar todas as religiões, etc. Na verdade, elas são isentas de IMPOSTOS, não de taxas e contribuições de melhoria. Também são isentas de Contribuições sociais nos seus encargos como empregadores, mas não em suas folhas de pagamento, de acordo com a lei. A estrutura política da nação entende que as instituições religiosas e "filantrópicas" merecem isso por pelo menos teoricamente estarem contribuindo para uma sociedade com pessoas pacíficas, trabalhadoras, etc. Isso a gente pode questionar mas não pode discordar por completo. Como o próprio Eduardo já mencionou por aqui, a Bíblia pode até ser negado como um livro inspirado por Deus, mas não se pode negar que ele é um livro inspirador, assim como o Alcorão, o Talmude , o Livro dos Mórmons, etc. Por isso que toda a atividade de suposta "venda" não pode ser socialmente condenada. O que pode se condenar é o abuso destes benefícios, como o Eduardo tão bem já expressou também em outras ocasiões. grato.

      Excluir
  15. Isaías há muito foi revelado sobre tal proceder da organização Torre de vigía de bíblia e tratados LTDA.

    Vejam:

    E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.
    Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.

    (Isaías 65:21-22)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nossa, tu realmente acredita nisso?

      "E edificarão casas, e as habitarão", tu mora no salão do Reino? "Plantarão vinhas, e comerão o seu fruto", onde fica essa plantação das Testemunhas de Jeová? Além disso, você e sua família recebem essas frutas, ou mesmo um cesta básica?

      Acho que a lógica está invertida. Você constrói salões de forma voluntária para ELES habitarem, vocês enviam doações alimentícias para ELES comerem.

      No dia que essa organização começar a construir casas para seus adeptos que não têm moradia digna e colocar um supermercado para suprir as necessidades dos irmãos que não têm grana para se alimentarem eu ficarei calado, até lá saiba que a única coisa que você está conseguindo é ser enrolado.

      Excluir
  16. Mais uma coisa...

    Em meus racioníos mirabolantes pude constatar uma verdade na sociedade torre de vigía! Eles não se envolvem em política por obediência à palavra de Deus, mas por não precisarem dela, porque se precisassem, se envolveriam. Lembram do acordo com a ONU? Pois bem, todo acordo e aliança política é feita por motivos financeiros (no mundo todo é assim), todos sabem disso. A questão é que a sociedade não precisa, ela tem "panos pra manga", digo, a venda de revistas e a construção dos salões dos reinos superam e muito qualquer acordo financeiro e ainda por cima a sociedade sai "bem na fita!"

    Qualquer testemunha de Jeová poderá dizer o contrário, mas antes, tenho certeza, reflitirá acerca de tudo isso. No fundo sabem que é verdade e sempre terminam fazendo vista grossa, pois não querem a tão temida desassociação-ão-ão-ão-ão-ão!

    Assim como toda conversa mundana termina em merda, toda conversa jeovista termina em desassociação!

    Maxwell Mafra

    ResponderExcluir
  17. Li alguns artigos seus e achei interessante . Para quem diz que seguiu a religião por 12 anos , realmente não é "crente de ouvido" e sabe muitas informações sobre a instituição . Estou me informando sobre os TJ e gosto de saber sempre sobre os dois lados da moeda . Voce sabe informar algum livro que fale sobre a história , a origem da religião Testemunha de Jeová ? E na construção dos salões , são contratados engenheiros , arquitetos para fazer os calculos etc ? Porque a construção é muito bem feita para ser feita de qualquer maneira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thainara, seja muito bem vinda.

      O livro Crise de Consciência é um excelente livro de um ex-membro do Corpo Governante: BAIXAR

      Você está fazendo o correto, vendo os dois lados da moeda. Se você tem um instrutor ou instrutora com quem está estudando a Bíblia, e este(a) sonhar que você anda lendo essas coisas, muito provavelmente irá abandonar o estudo.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Excluir
    2. O trabalho profissional é, de fato, feito por irmãos que obtiveram graduação nessas áreas antes de se tornarem Testemunhas de Jeová.

      Centenas de pessoas se batizam todos os dias, entre essas pessoas estão engenheiros, médicos, arquitetos, etc, etc. Como o Corpo Governa desincentiva fazer faculdade, eles usam esses irmãos que já eram graduados quando entraram para a religião.

      Excluir
    3. Obrigada pelas boas vindas e a indicação do livro . Eu estudo a biblia e os livros que os TJ me dão sozinha , com foco na razão . Sou ateísta , mas tenho curiosidades pelas religiões.
      Sobre de algum TJ saber se eu procuro conhecer o outro lado da moeda : rsrsrrssrsrs tadinhos , nunca saberão . Nem tudo que se sabe,se deve divulgar, certo ?
      Agora uma curiosidade : Por que eles não incentivam as pessoas a ter um diploma de nivel superior , a progredir financeiramente ? Já que isso pode até dar mais dinheiro para eles .

      Excluir
    4. Ah , Boas Festas e um 2013 com muita felicidade e sucesso na sua vida . Que você desenvolva cada dia o bom senso para crescer como ser humano .

      Excluir
    5. Pra vc também querida. Desculpa a demora em responder!

      Excluir
  18. Administrador,
    Já que você afirma que seu blog única e exclusivamente é para explicar o por que você não crê e não a acabar com a fé de ninguém. Gostaria de saber de forma imparcial, como estudioso, qual seria a melhor forma na sua opinião de uma igreja se manter de pé (pagar água, luz,ás vezes até aluguel, impostos etc.)e ainda construir seus templos sem que caia nesse "erro" dos TJs e sem ter que pedir dízimos e ofertas como em outras denominações?
    Sei que talvez o senhor diga que você não crê na igreja etc e tal, mas, como escrevi acima de forma imparcial e como estudioso como uma igreja deveria agir corretamente para arrecadar fundos para sua sobrevivência? Afinal, não estamos partindo do principio de que todas as igrejas do mundo desapareçam e todas as pessoas abandonem sua fé, ou estamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, durante nossa evolução espiritual e biológica da humanidade, as igrejas, de uma forma ou de outra, dolorosa ou prazerosa, ainda desempenham um papel pedagógico de importância socio-educacional.

      Creio que se indivíduos compartilham determinado privilégio, deveriam partilhar também seus deveres. Se 100 pessoas fazem uso de um prédio para fins religiosos, seria de se esperar que eles mesmos se responsabilizassem pelos gastos, PRINCIPALMENTE aqueles que fundaram.

      Dividir os gastos, da mesma forma que dividimos o gozo de estarmos usufruindo de algo. Mas as variantes são inúmeras, das quais não há como se expressar aqui. Se uma pessoa cria uma religião e seus primeiros 100 seguidores são pessoas sem condições alguma? Talvez fosse possível voltar às raízes do Cristianismo, onde quase a totalidade era de pessoas pobres e não só por isso deixavam de cultuar seu deus de forma honrosa, pois se reuniam onde dava.

      Não precisaria extorquir ninguém dizendo que ela vai pro inferno se não der os 10% (em algumas o dízimo é 15%). Poderia-se, por exemplo, juntar todas as dívidas JUSTAS da igreja e repartir entre os membros... dizer o valor dos gastos, das contas de água e luz, isso não é vergonhoso, isso é honestidade. Dizer quando vence, que até aquela data temos que quitar essa dívida que é de todos que estão ali. E se ninguém pagar? Amorosamente, pacificamente se avisa que a partir da data tal a igreja vai fechar. Se ela for importante para alguém, digo até Alguém, se é que me entendes, as dividas serão quitadas.

      Creio que existam várias formulas monetárias de se fazer isso, mas o grande problema está na ganância do coração do homem quando se vê com grandes quantias de dinheiro. Hoje a igreja arrecada infinitamente mais do que se é preciso, e quem dá são os membros, os líderes apenas recebem e investem em coisas pessoais, casa, carros, viagens, a famosa vida boa.

      Se um grupo de pessoas honestas, sinceras, se reúnem para um culto religioso, seria de se esperar que estes mesmos arcassem com as despesas. A questão, dessa forma, não é o dinheiro em si, mas como se lida com ele. Nos relatos evangelísticos observamos a caixa onde Jesus sempre mantinha um back-up monetário, no entanto, a pessoa que guardava o dinheiro começou a roubar. (Jo 12:2-7; Mt 26:6-12; Mr 14:3-8) Entende qual o problema?

      Excluir
  19. Ok. Entendo e concordo, mas, na verdade a coisa acontece dessa forma porque as igrejas ou melhor os templos são muito grandiosos e caros para serem mantidos associe a isso a ganância a que você se referiu. Não vejo uma solução para o que está ai. De qualquer forma obrigado por responder.

    ResponderExcluir
  20. Vcs sao daqui de natal? Eu sou dessaciado,devia ter um grupo de dessassociados pra se reunirem..rss meu email ewerton.5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Eduardo,eu sei porque você não crê mais em nada, é porque você nunca aceitou Jesus Cristo como seu Salvador.
    Você apenas fez parte de grupo ou uma crença que não tem base Biblica 1° João: capitulo 5 versículo 12. E pra você Eduardo João Capitulo 8 Versículo 32, por favor leia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo. Obg pela visita e pela participação no blog. Gostaria só de fazer algumas ressalvas.

      Primeiro, você não sabe por que eu isso ou aquilo, uma vez que você nunca viu minha pessoa, nem conhece minha história de vida. Como você, por ler um ou dois artigos, já sabe o porquê disso ou daquilo?

      Segundo, você já começou errando ao dizer que sabe do motivo de eu não acreditar mais em NADA. Desculpa, mas você errou feio e isso se deve ao fato de me julgar precocemente e por, talvez, preguiça de ler os outros artigos que escrevi. Eu não acredito na sua Igreja, nem em seus livros sagrados. Só isso já faz de mim um ateu? Um cético que não crê em nada?

      Terceiro, vocês querem converter todos para o seu Jesus, mas vocês nem ao menos obedecem o que Ele disse sobre não julgar as pessoas (Mt. cap. VII). Você não sabe nada de mim e do que já fiz na vida para o Reino de Deus e o Evangelho, e daí vem me dizer que eu nunca aceitei Jesus como salvador? Desculpa, mas você definitivamente não sabe o que está falando.

      Quarto, você mais uma vez está falando de algo que não tem o menor conhecimento, digo O MENOR conhecimento. Provavelmente tudo que você ouviu sobre as TJs foi na sua igreja ou na internet, como nunca foi um membro dessa religião, nada pode falar sobre o que significa ser parte dela.

      Quinto, obg pelos versículos, já li e reli eles por mais de uma década, inclusive em seu original grego, além de ter me especializado justamente no Evangelho de João.

      Obg pela sugestão, pois sei que, dentro de sua curta compreensão do assunto, deseja me ajudar. Abraço!

      Excluir
  22. Ola, saudações! Quero aqui dar os parabéns ao criador do Blog, por responder com argumentos à pessoas que, em seu desespero mental, não os possui, visto serem manipulados a seguirem cegamente tudo que vem escrito em suas revistas distribuídas com "pequenas contribuições" de membros e moradores de seus "territórios".

    É muito triste ver pessoas que, mesmo conhecendo a verdade sobre a "Organização dirigida pelo Escravo", vêem-se presas como que a correntes invisíveis a esta "religião". Por terem toda a família como membros, como podem sair? O jeito é ir levando e, no máximo, entregar os "privilégios" e ficar com seu conhecimento guardado para si.

    Creio que para as TJS que seguem cegamente ao Escravo/CG, devam continuar neste transe, pois é muito melhor para elas, do que sentirem a curiosidade de descobrir o aue os "apóstatas" dizem. Quase em todas as revistas de "estudo" de A Sentinela, diretamente ou de forma bem sútil, têm passagens voltadas a denegrir os que saem por terem descoberto a verdade sobre a verdade.

    Em sua maioria, as TJs são pessoas de boa índole, acatadoras da lei, bons pais e cidadãos, assim como muitos católicos, evangélicos, islãmicos etc, também o são.

    O que realmente me deixa revoltado, é esta doutrina anti-bíblica de deixar no ostracismo, especialmente as pessoas que decidiram sair dos salões do reino, sem terem cometido qualquer tipo de delito, a não ser apenas discordar e pensar por conta própria, coisa que os líderes da Torre sentem pavor.

    A STV, a cada ano que passa, está se tornando um império mundial, tendo acertado recentemente a venda dos edifícios de Brooklin e estão construindo um complexo faraônico também em no estado de Nova York.

    Que moral tem eles de criticarem as outras religiões que constroem grandes templos?

    ResponderExcluir
  23. uma pena que todos vcs serão destruidos em breve.

    ResponderExcluir
  24. Eu sinto muito mesmo se você se decepcionou com alguém e está criticando as pessoas sem conhecimento real do que acontece. Você fala de um monte de coisas que não tem conhecimento e o pior de tudo que fomenta revolta em pessoas que realmente não conhecem a verdade. Sinto muito se sua família se tornou opositora e se você está andando em um caminho bem mais largo do que antes. As coisas não são desse jeito e você só vai se decepcionar ainda mais com essa atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara escrever que você "sente" muito é argumento? Você deveria ter rebatido meus argumentos ao invés de dar este "conselho". Onde foi que disse que me decepcionei com alguém lá de dentro? Fui servo ministerial por 8 anos, trabalhei em várias construções, sei de primeira mão do que estou falando.

      Se vamos falar de "sinto muito" eu também sinto muito por você ser explorado por uma religião que te coloca pra trabalhar voluntariamente e te ilude dizendo que é pra Deus. Eu sinto muito pela decepção que você sofrerá quando tiver 80 anos e nada de novo mundo, eu sinto muito por você se deixar enganar por um grupo de velhinhos americanos para levar uma vida medíocre ao passo que eles vivem em luxo em Betel. Se tem alguém aqui pra sentir pela, sou eu de você.

      Excluir
  25. Vem de longe esta exploração e este estelionato

    Epístola de Paulo aos Gálatas 6, versículo 6
    Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

    Parece que o Senhor criador do céu e da terra não tinha recursos nem para sustentar os seus representantes.

    " Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.» (Mateus 6:24-33)

    Só que não. Sem explorar o crédulo nada seria dado por Deus aos pregadores.

    ResponderExcluir
  26. Ananias (em hebraico: חנניה) e sua esposa Safira (em herbaico: שפירא) eram, de acordo com Atos dos Apóstolos, os membros da igreja cristã primitiva em Jerusalém. No capítulo 5. Ananias e Safira também venderam suas terras, mas retiveram uma parte das vendas, tendo decidido que não iriam dar tudo para a bolsa comum. Ananias apresentou a sua doação para Pedro dizendo que era o valor total. Pedro respondeu: "Por que é que Satanás encheu seu coração a ponto de você mentir ao Espírito Santo?". Pedro salientou que Ananias estava no controle do dinheiro e poderia dar ou usá-lo como bem entendesse, mas que ele tinha retido de Pedro e mentiu sobre isso, e afirmou que Ananias não só mentiu para Pedro, mas também para Deus. Ananias morreu no mesmo instante, e como resultado, todos os que viram e ouviram o acontecido ficaram com medo. Três horas mais tarde, sua esposa disse a mesma mentira e sofreu o mesmo destino.

    Deus matou Safira e Ananias se nem mesmo moveu uma palha para Salvar Jesus? Não mata ninguém para salvar um mártir. Claro que Pedro os matou por ganancia e para amedrontar quem vacilasse em dar todas as posses para ele.




    ResponderExcluir
  27. “Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.» (Mateus 6:24-33)”
    Este trecho do sermão da montanha encerra uma das maiores mentiras do cristianismo pregado por Jesus. Deus jamais proveu os pássaros. Só uma pessoa ignorante da natureza e da biologia poderia dizer tal disparate. Cometer tal ignorância. Ignorar a luta pela vida, o sofrimento da vida selvagem para sobreviver num mundo hostil e implacável. As intempéries, as secas e chuvas torrenciais cobram seu preço nos mais fracos, assim como a escassez de alimentos, as pragas e os predadores. Não, Deus não veste os lírios do campo. Eles se vestiram na longa e árdua luta pela vida, pela sobrevivência, pelo esforço de gerar a próxima geração. Uma quantidade enorme de gêneros e espécies se extinguiu pelo caminho. Por isto Jesus pregava aos ignorantes que não sabiam as escrituras e nem sobre a vida. Detestava os eruditos e sábios. Ao contrário de Zaraturtra, que dava enorme importância no trabalho na terra e na produção das necessidades, Jesus despreza totalmente esta necessidade alegando um recebimento de graça de almoço e roupas e moradia. Uma completa ignorância que atrasou a humanidade por muito tempo. Nem mesmo os religiosos acreditam na justiça deste Deus pois vivem cobrando dos fiéis o que deveria receber de Deus, e levam na justiça dos homens as suas demandas por ela. Pastores não confiam na justiça divina e nem acreditam em perdoar seus ofensores.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber se as construções de salões do reino ainda funciona ainda da mesma maneira isto é, sendo um determinado valor emprestado e depois sendo devolvido em parcelas mensais. Indago isso porque li em algum lugar que o "arranjo" de construções foi modificado.

    Parabéns pelo Blog e pelas respostas aos cometários! Contra fatos não há argumentos, restando apenas ataques do tipo "Falácias do espantalho" e do "Argumentum ad baculum".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (nome?)

      Obrigado pela visita e pelas palavras. Respondendo sua pergunta, eu realmente não sei te informar. Eu parei de ter contato com a religião há cinco anos e se mudou algo não está sendo do meu conhecimento. Caso descubra, compartilhe conosco.

      Abçs!

      Excluir
  29. Boa tarde Eduardo. Mesmo eu acreditando na bíblia e voce não, não sinto ponto para discórdia nisso. Pelo contrário, achei muito boa sua forma de raciocinar e sua busca pela "VERDADE" ( o grifo é meu). Gostaria de trocar idéias com voce numa boa. Me responda 2 perguntas a princípio:
    1) A bíblia chama Deus de Jeová, o alcorão de Alá, e voce, em sua pesquisa definiria que nome a Ele, Visto Deus ser um título?
    2) Gostaria de saber se voce aprendeu as linguas bíblicas hebraico/grego ou só o grego? Pergunto porque tenho interesse nesse aprendizado.
    meu email é silferrsil@hotmail.com
    Lembrando que a igualdade nos une, más as diferenças nos ensinar a saber mais. E obrigado.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, queira ler os artigos Critérios para se Aprovar Comentários e Respostas à Alguns Comentários. Obrigado pela visita e pela participação!

Comentarios Recentes

Compartilhe este Artigo

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter

Search Our Site